Pesquisadores interessados em inscrever seus trabalhos na edição especial “Inovações Tecnológicas para a Saúde Única”, edição comemorativa da revista científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), têm até o dia 30 de novembro para realizar a submissão dos artigos. A edição comemorativa é dos 80 anos do BABT, que serão completados em 2026.
A edição “Inovações Tecnológicas para a Saúde Única” (Technological Innovations for One Health) vai reunir artigos selecionados de pesquisadores brasileiros que trabalham com a temática da saúde única – abordagem que integra a saúde humana, animal e ambiental. Os interessados podem acessar as instruções e o modelo (template) para formatação AQUI .
Desde 1946 o BABT divulga artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo para o fortalecimento da produção científica, nacional e internacional, e também na difusão do conhecimento acadêmico. A publicação está disponível em formato digital e aberto na biblioteca digital de artigos científicos Scientific Electronic Library Online (SciELO), o que possibilita que o conteúdo esteja acessível à população.
MAIOR RELEVÂNCIA– A cada ano, a revista BABT tem aumentado a sua relevância nos principais indicadores internacionais que avaliam a qualidade de publicações científicas. De acordo com a mais recente avaliação do CiteScore, métrica que avalia o impacto de periódicos científicos conforme o número de citações que recebem, o índice da revista aumentou 20% em dois anos, passando de 1,6 em 2022, para 1,9, em 2024.
O periódico também aumentou sua relevância no Fator de Impacto, considerado o principal indicador de qualidade de uma publicação científica. Nesta métrica, o índice subiu de 1.0, em 2023, para 1.1, em 2024. Divulgado anualmente pela empresa Clarivate Analytics, por meio da ferramenta Journal of Citation Report (JCR), o Fator de Impacto avalia e compara os periódicos mais expressivos em determinadas áreas do conhecimento em todo o mundo.
O crescimento do Fator de Impacto demonstra que os artigos publicados no BABT estão ganhando relevância na sociedade científica e sendo cada vez mais citados por pesquisadores. Já o aumento do CiteScore prova que a revista está ganhando destaque na sociedade científica.
ATUALIZAÇÃO – Para garantir a qualidade das publicações e ampliar o reconhecimento nas avaliações internacionais, o BABT passa por constantes atualizações. Recentemente, aperfeiçoou suas políticas editoriais e reduziu o seu escopo, que agora está focado em tecnologias inovadoras. Atualmente, o BABT divulga artigos voltados para seis grandes áreas: tecnologias biológicas, médicas e de saúde; tecnologias agrícolas, biotecnologia e meio ambiente – desde que contenham uma aplicação prática voltada à tecnologia.
Um dos fatores que contribuem para a credibilidade conquistada pelo BABT é a criteriosa seleção na divulgação de pesquisas de alto nível. Os trabalhos são selecionados e avaliados por um corpo editorial composto por pesquisadores brasileiros e estrangeiros renomados junto à comunidade científica.
Além disso, a revista foi adequada aos critérios da PubMed, plataforma de busca da U. S. National Library of Medicine (NLM), que é um dos principais bancos de dados em pesquisa biomédica do mundo. Outra novidade é que o BABT reforçou seu alinhamento aos princípios da Ciência Aberta, que tem sua abordagem fundamentada nos seguintes princípios: impacto, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (IDEIA).
As constantes atualizações atraem um número cada vez maior de pesquisadores nacionais e internacionais, que buscam publicar seus manuscritos na revista, que é apoiada por importantes instituições ligadas à produção científica. Entre elas estão o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a Fundação Araucária.