O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, nesta segunda-feira (10), a ocorrência de três tornados durante as violentas tempestades que atingiram o estado na noite de sexta-feira (07). Além de finalizar a classificação do tornado que já havia sido confirmado em Rio Bonito do Iguaçu, o órgão atestou a formação de outros dois fenômenos nos municípios de Turvo e Guarapuava.
As conclusões são resultado de uma análise técnica aprofundada, que combinou dados de radar, imagens de satélite, sobrevoos na região, vistorias em solo e vídeos registrados pela população e veículos de imprensa. A equipe do Simepar segue investigando outras ocorrências suspeitas.
Fenômenos de Grande Intensidade
De acordo com o Simepar, uma conjunção de fatores como o grande aporte de calor e umidade e a intensificação e mudança na direção dos ventos em altitude criou um cenário propício para o desenvolvimento de tempestades severas e tornados no Paraná.
A sequência de eventos começou por volta das 18h, quando uma tempestade supercelular atingiu Rio Bonito do Iguaçu. O fenômeno, de extrema violência, foi classificado como um tornado de categoria F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h. A força do tornado provocou danos significativos na área urbana do município.
Posteriormente, outras duas tempestades severas geraram tornados:
Em Guarapuava, especialmente na região do distrito de Entre Rios, um tornado de categoria F2 registrou ventos próximos a 250 km/h.
Em Turvo, ao sul da área urbana central, outro tornado F2 atingiu a marca de aproximadamente 200 km/h.
A confirmação e classificação dos tornados foram possíveis a partir de imagens do radar meteorológico de Cascavel, do sobrevoo realizado por um meteorologista do Simepar em conjunto com engenheiros do Corpo de Bombeiros, e dos diversos registros compartilhados pela população.