
A pequena Eliza Santos Rafagnin está internada desde 5 de novembro de 2024 no Hospital Regional do Norte Pioneiro (HRNP), em Santo Antônio da Platina, por conta de uma alteração genética, mas ela não deixou de celebrar um ano de vida na companhia de familiares e da equipe médica. A comemoração dentro do hospital foi nesta sexta-feira (7), com direito a balões, bolo, registros fotográficos e muito carinho. Tudo organizado para o momento tão especial para todos os envolvidos.
Ela está internada no HRNP, uma das unidades próprias do Governo do Estado, onde passa por tratamento intensivo. O desejo da mãe da bebê, Gislaine Arruda dos Santos, em comemorar o primeiro ano da filha, foi atendido pela equipe multiprofissional da pediatria.
“Quando Eliza nasceu precisou de ajuda para respirar, ainda na sala de parto. Ela foi diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Desde então, faz uso de traqueostomia e sonda nasoenteral”, explicou Márcia Cristina Altvater Vilas Boas, diretora do hospital.
Proteção: Estado reforça importância da vacinação contra a poliomielite
“Eliza é sempre muito atenta quando conversamos e ama um carinho. A bebê é muito amada pelos pais e pela equipe que cuida dela. Hoje a família da Eliza veio comemorar o seu primeiro aninho de vida, com uma festinha linda preparada com muito amor, com todos os detalhes que ela merece”, complementou.
Para a mãe de Eliza o momento é mais do que especial. “É uma dádiva. A gente convidou nossos familiares e, principalmente, a irmãzinha dela, de quase três anos. É uma emoção muito grande poder viver esse momento. Nossa filha está cada dia mais esperta, a gente recebeu o diagnóstico de que ela tem uma síndrome e foi um susto muito grande. Mas, é um dia após o outro, e assim estamos conseguindo ultrapassar”, disse, emocionada. “Minha filha é muito esperta e é um verdadeiro milagre tê-la aqui para esta ocasião”.
ATENDIMENTOS– Com 90 leitos ativos, a unidade é gerida pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas) e atende nas especialidades de anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia pediátrica, cirurgia vascular, neurocirurgia, obstetrícia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia