
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) publicou uma série de resoluções no últimos meses que oficializaram 4,5 mil promoções e progressões dos servidores do Quadro Próprio da Saúde (QPSS). Até o fim do ano outros 400 servidores devem ser contemplados. O investimento vai atingir R$ 52 milhões em 2025.
De acordo com o secretário da Saúde, Beto Preto, a medida é um reconhecimento que premia o trabalho e a qualificação dos profissionais que atuam na linha de frente do Sistema Único de Saúde (SUS) no Paraná. “A valorização do nosso servidor é o pilar de um SUS forte. Os investimentos garantem que os nossos servidores tenham seu trabalho devidamente reconhecido”, afirma.
As promoções são distribuídas por critérios que incentivam o crescimento na carreira: cerca de 2,7 mil foram por bom desempenho e cerca de 1,8 mil foram concedidas por titulação, incentivando a busca por mais qualificação e aperfeiçoamento profissional. Até 2027 existe uma previsão orçamentária de R$ 221 milhões em investimentos no avanço de carreira e valorização dos servidores.
A Secretaria da Saúde também vai ganhar novos profissionais. Um concurso público previsto para o ano que vem terá 625 vagas. Serão contratados médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e outros profissionais para atender a população dos 399 municípios, organizados por meio das 22 Regionais.
São 309 vagas para Promotor de Saúde Profissional, contemplando funções de nível superior, como enfermeiro (80 vagas), médico (71 vagas), farmacêutico (71 vagas), biólogo (13 vagas), assistente social, psicólogo, odontólogo, entre outros. Além disso, serão abertas 316 vagas para Promotor de Saúde Execução, de nível técnico, distribuídas entre técnico de enfermagem (206 vagas), técnico de laboratório (80 vagas) e técnico de Segurança do Trabalho (30 vagas). O edital será publicado em breve.