A quadra do Colégio Estadual Professora Maria Balbina Costa Dias, no bairro Tarumã, em Curitiba, se transformou em palco, para alegria e encantamento dos alunos. A escola recebeu a última apresentação do ano do projeto Pátios, desenvolvido pela Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) dentro do programa Guaíra para Todos, iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra e da Secretaria de Estado da Cultura, que tem como missão descentralizar o acesso à arte, levando espetáculos gratuitos a escolas, praças e parques em todo o Paraná. A apresentação que encerrou o ano aconteceu nesta quarta-feira (5).
Ao longo de 2025, o grupo de dança formado pelos alunos da EDTG percorreu onze escolas públicas de Curitiba e Região Metropolitana, alcançando um público aproximado de 5.300 pessoas, entre alunos, professores, funcionários e familiares. A seleção das escolas que recebem o projeto é feita pela Secretaria de Estado da Educação. Para muitos, é o primeiro contato direto com a dança e, em alguns casos, com qualquer tipo de espetáculo artístico.
“É um privilégio para nós porque eu vejo que muitos dos nossos alunos nunca foram ao Teatro Guaíra. O fato de o Teatro vir à escola é um privilégio muito grande”, destacou Roserlei Corsi, diretor do Maria Balbina.
A professora de Artes, Maria Alice Fernandes Vieira, responsável por intermediar a apresentação do grupo na escola, destacou o impacto da ação no cotidiano escolar. “A arte promove um desenvolvimento global dos alunos. Desperta criatividade, imaginação e senso de pertencimento. Quando eles participam de algo assim, se sentem parte da escola e percebem que também podem criar”, disse.
Na plateia de cerca de 300 alunos e comunidade escolar o encantamento era visível. “Eu sempre vejo essas coisas, balé, dança, porque eu gosto de dançar também. Achei muito legal. Não esperava isso, achei que seria mais simples, mas entregou muito, gostei muito”, disse Giovana dos Santos, de 12 anos, que assistiu pela primeira vez a uma apresentação de balé ao vivo. Já Beatriz Padilha, de 11 anos, disse que o espetáculo a inspirou a voltar a dançar. “Eu já fiz balé e quero muito voltar”.
Uma das mais empolgadas da plateia, Giovana Galeano, de 11 anos, não perdeu a oportunidade de pedir autógrafos e fotos com os bailarinos para registrar sua primeira experiência como espectadora. “Os bailarinos são super bons, têm um talento maravilhoso. Se esforçam, dão o que eles podem, e são super simpáticos e carismáticos”, disse.
APRENDIZADO PARA QUEM DANÇA– Para os alunos da Escola de Dança, as apresentações nas escolas também se traduzem em aprendizado. “A gente aprende muito mais do que dançando no palco porque cada pátio traz uma experiência diferente. Sempre que a gente vai nas escolas, sentimos o carinho das crianças e o quão bom ficou a nossa coreografia e o quanto a gente precisa melhorar ainda”, relatou Eduarda Rossi Tosta, aluna da EDTG.
Luiz Ricardo dos Santos passou a fazer parte da Escola em 2025 e, logo no primeiro ano, integrou a equipe de dança do projeto Pátios. “É um contato muito legal porque prepara a gente para além dos palcos, para espalhar a arte. É uma iniciativa muito bonita em que a gente consegue ter essa troca de energia muito boa nas escolas”, disse.
Para a coordenadora da Escola de Dança Teatro Guaíra, Larissa Pansera, o projeto cumpre papel fundamental tanto na formação dos alunos quanto de novas plateias. “Esse contato direto com a arte pode ser transformador. Às vezes, é ali, sentadinho na quadra, que uma criança percebe que também pode sonhar com isso. E também é um espaço não convencional, tem interferências que exigem ainda mais foco dos nossos alunos.”
GUAÍRA PARA TODOS– Criado em 2016, o programa Guaíra para Todos reúne apresentações dos quatro corpos artísticos do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG): a Orquestra Sinfônica do Paraná, o Balé Teatro Guaíra, a G2 Cia. de Dança e a Escola de Dança Teatro Guaíra. Juntos, eles têm levado cultura a milhares de pessoas, rompendo com a ideia de que o teatro é um espaço inacessível.
Para Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do CCTG, o projeto cumpre com excelência a missão do Teatro Guaíra. “Temos o compromisso de aproximar a cultura de todos os paranaenses. E o Guaíra para Todos cumpre esse papel de forma brilhante, democratizando o acesso às ações culturais e formando novas plateias”, afirmou.
AGENDA– Os alunos da EDTG têm um novo compromisso pela frente, com a formatura anual. O evento acontecerá em conjunto com a apresentação do espetáculo ALGO/RITMO, que estreou em julho no Guairinha e retorna ao Guairão nos dias 4 e 5 de dezembro (quinta e sexta-feira). Os ingressos entrarão à venda a partir de terça-feira (11) pelo DiskIngressos.
A partir do movimento, o espetáculo traz uma indagação provocadora ao público: quem somos na era dos sistemas automatizados? O que ainda pulsa fora dos padrões? E onde habita o que nos torna verdadeiramente humanos?
“A proposta do espetáculo é mostrar, por meio do balé clássico e da dança contemporânea, que a inteligência artificial jamais poderá superar a capacidade humana de transmitir emoções, desenvolver afeto, sonhar, criar. É um trabalho que nasce em sala de aula, no cotidiano dos ensaios, e que ganha forma com a participação ativa dos alunos na criação”, explica Larissa Pansera.