Cultura Piauí
16º Festival de Rabeca de Bom Jesus celebra tradição e identidade cultural do cerrado piauiense
A cidade de Bom Jesus já está em clima de festa para receber o 16º Festival de Rabeca, que será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro de 2025, ...
04/11/2025 12h36
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

A cidade de Bom Jesus já está em clima de festa para receber o 16º Festival de Rabeca, que será realizado entre os dias 6 e 8 de novembro de 2025, com o tema “Som das Rabecas — Herança e Tradição”. Mais do que um evento musical, o festival se consolida como um espaço de valorização da cultura popular e da identidade rabequeira, símbolo da expressão artística do povo bonjesuense e do Cerrado Piauiense.

A programação contará com shows de artistas locais e nacionais, além de oficinas, apresentações de grupos tradicionais, exposições e vivências culturais. Os principais palcos estarão distribuídos pela cidade, garantindo acesso democrático às atividades. O palco principal ficará na praça Marcos Aurélio, no Centro e vai receber os shows. Já a praça da Cultura Ramon Neto (ao lado do Teatro Alard) será dedicada às manifestações da cultura popular, enquanto as oficinas ocorrerão no Teatro Alard e na Escola Cultural Mestre Joaquim Carlota (Rua Helvécio Pinheiro, 193 – Bairro São Pedro).

No dia 6 de novembro, sobem ao palco As Fulô do Cerrado, Nando Reis, Márcia Felipe, e Artuzinho Cantor. Já no dia 7, o público poderá curtir apresentações da Orquestra de Rabeca e Rabequeiros de Bom Jesus, Forró Sacode, Jotavê, Lorim Vaqueiro e Cristiano Gama. Encerrando o festival, no dia 8, as atrações serão Chambinho do Acordeon e Écore Nascimento, Forró Balancear, Forrozão Tropykália, Galícia e A Dama Louise.

Foto: Reprodução/Secom Piauí
Continua após a publicidade

Para o secretário de Estado da Cultura do Piauí, Rodrigo Amorim, a realização do Festival reforça o compromisso do Governo em fortalecer as tradições populares e apoiar iniciativas que preservam a memória cultural do estado. “O Festival de Rabeca de Bom Jesus é um patrimônio cultural vivo. Ele representa a força da nossa gente, o talento dos nossos rabequeiros e a capacidade de fazer da arte um elo de identidade e resistência. Quando valorizamos a rabeca, valorizamos a história, o território e o sentimento do povo do Cerrado piauiense”, destacou o secretário.

Com raízes profundas na tradição nordestina, o Festival de Rabeca de Bom Jesus segue como um dos mais importantes eventos culturais do calendário estadual, celebrando a herança musical sertaneja e promovendo o encontro entre gerações de artistas, mestres e admiradores dessa arte ancestral.

Realizado pela LC Serviços e Projetos, o Festival conta com patrocínio da Equatorial Energia, através do Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (SIEC), por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Governo do Estado do Piauí.