 
 
O Programa de Formação Cênica ofertado pela Alfaiataria, de Curitiba, com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio de recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, terá neste fim de semana o evento de encerramento das atividades. Neste sábado e domingo (1º e 2), das 16h às 18h30, os residentes compartilham com o público os resultados de suas pesquisas, seguidos de um bate-papo com convidados. A entrada é gratuita.
Nos meses de agosto a outubro, o programa promoveu a pesquisa e a experimentação de artistas iniciantes nas áreas de teatro, performance e dança. Seis bolsistas remunerados participaram de monitorias, oficinas e residências artísticas conduzidas pela atriz e diretora Janaina Matter e pela performer e diretora Carmen Jorge. A Alfaiataria é um espaço de práticas artísticas voltadas para as artes visuais e cênicas.
Segundo Janaina Matter, a proposta nasceu da percepção de que a Capital carece de espaços voltados à formação e à experimentação cênica para quem está no início da carreira. “Há pouca oportunidade para quem está começando. Por isso, a ideia foi promover um espaço onde estudantes e artistas iniciantes pudessem ter acompanhamento nas suas pesquisas”, explica.
Para o residente Luques Oliveira, estudante de dança da Unespar, o projeto foi uma oportunidade para ele desenvolver criações com tempo e estrutura. “Na residência, tive um ambiente propício para criar com calma, com orientação e oficinas de profissionais”, relata. Sua pesquisa investiga as relações entre corpo e tecnologia em um solo de dança que aborda exaustão e colapso do corpo.
Luiza Nemetz, também residente, destaca a importância do projeto como primeiro espaço de pesquisa autoral. “Essa é minha primeira vez pesquisando algo que realmente queria fazer, que foi criar uma cena teatral do zero, sozinha. Com o apoio das oficinas e das orientações, a cena começou a ganhar forma – e é muito bom ter um espaço para experimentar e valorizar esse primeiro passo”, comenta.
DRAMATURGIA– Além das residências, o Programa de Formação Cênica contou com oficinas de aprimoramento do corpo e da dramaturgia, como a de Iniciação à Escrita Dramatúrgica, ministrada pela diretora e professora Camila Bauer (UFRGS), e a de Dança Africana, conduzida por Fanta Konatê e Luis Kinugawa, do Instituto África Viva. Houve também encontros e palestras com Kenia Dias (UnB) e Leda Maria Martins, poeta e pesquisadora das culturas populares da diáspora africana.
Em novembro, o projeto lançará um podcast com entrevistas com artistas e colaboradores, abordando temas como educação, formação cênica, metodologias e processos criativos.
Serviço:
Compartilhamento de Pesquisas do Programa de Formação Cênica da Alfaiataria
Data: 1º e 2 de novembro
Horário: das 16h às 18h30
Local: Alfaiataria – Rua Riachuelo, 266, Centro, Curitiba
Entrada gratuita
 
  
  
  
 