 
 
A Delegação do Ceará que participou dos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), nos dias 05 a 28 de outubro, em Uberlâdia (MG), contou com grandes profissionais do esporte à saúde, para atender todos os atletas cearenses e o suporte na competição.
Para apoiar os atletas, a delegação do Ceará mobiliza uma equipe multidisciplinar completa: chefe, oficiais, coordenadores de modalidade, fisioterapeutas, psicólogo, profissionais de comunicação (jornalista e fotógrafo) e a coordenadoria de transporte. É um esforço conjunto para garantir que tudo ocorra perfeitamente na competição
Para o chefe de delegação, Roberto César, o resultado do Ceará foi a prova do caminho certo. “Nossa participação nos Jogos Escolares Brasileiros reafirma o compromisso do Ceará com o desporto educacional. Esta é a materialização de uma política pública que acredita no esporte como ferramenta de transformação social. Ver a garra e a determinação de cada um de nossos atletas, sabendo da jornada que percorreram para chegar até aqui, é a prova de que estamos no caminho certo”, disse.

Com o olhar da mídia, garantimos que as histórias de cada modalidade fossem contadas e que as vitórias e momentos de superação dos atletas fossem eternizados. “Para mim, documentar a competição é, acima de tudo, conhecer as histórias. Ao registrar as modalidades, consigo ter um olhar mais humano, o que me permite descobrir e destacar as narrativas incríveis de superação e dedicação dos nossos atletas”, contou a jornalista, Mona Lisa Mazza.

Para oficial, Mayara Veras, foi gratificante participar da maior competição escolar do Brasil. “Foi extremamente gratificante participar mais uma vez do JEB’S como oficial da delegação do Estado do Ceará, essa é a principal competição escolar do Brasil, e os estudantes-atletas cearenses tiveram a oportunidade não apenas de competir em diversas atividades esportivas, mas também de vivenciar uma rica integração social com adolescentes de todo o país”, ressaltou.
O cuidado integral com o atleta foi prioridade. A delegação cearense ofereceu todo o suporte necessário na área da saúde, com profissionais de fisioterapia e psicologia dedicados ao bem-estar e ao desempenho dos competidores. “O suporte psicológico aos atletas cearenses nos Jogos Escolares Brasileiros é essencial para que eles possam lidar com as demandas emocionais da competição. Nosso trabalho é ajudá-los a desenvolver foco, autoconfiança e estratégias para lidar com a ansiedade, garantindo que o desempenho deles seja resultado do equilíbrio entre corpo e mente”, destacou o psicólogo, Davi Marques.
O fisioterapeuta atua na melhoria do desempenho e na segurança do atleta, garantindo que ele alcance seu potencial máximo de forma eficiente. Para a fisioterapeuta, Jessika Bezerra, com acompanhamento adequado é possível contribuir com o potencial dos atletas. “A fisioterapia é essencial no esporte, especialmente nos Jogos Escolares, para prevenir lesões, melhorar o desempenho e acelerar a recuperação dos atletas. Com acompanhamento adequado, é possível otimizar a saúde física, garantindo mais segurança e longevidade na prática esportiva. Esse cuidado contribui diretamente para o desenvolvimento e o potencial dos jovens atletas”, disse.

A delegação do Ceará conquistou finalizou a competição com 54 medalhas na competição. O saldo foi de 16 ouro, 20 prata e 18 bronze.
 
  
  
  
 