Cidades Alagamento
Chuvas intensas isolam Goioxim, deixam desabrigados e levam prefeitura a decretar emergência
Ainda não é possível estimar a dimensão total dos estragos em pontes, bueiros e estradas, porque tudo ainda está submerso
29/10/2025 12h30
Por: Redação Fonte: RSN
Reprodução

As fortes chuvas que castigam Goioxim, no Centro-Sul do Paraná, desde a noite de segunda-feira (27) provocaram estragos generalizados, isolou comunidades e deixou famílias desabrigadas. O prefeito Eder da Balsa anunciou que decretará situação de emergência ainda nesta terça-feira (28). A Defesa Civil foi acionada e deve chegar ao município ainda hoje para avaliar os danos.

A região mais afetada é a "Sapolândia", área de ocupação irregular onde vivem 25 famílias, a maioria das quais já foi removida e está alojada provisoriamente no Salão Paroquial da Igreja. "Apesar de muitas casas estarem cheias de água, as famílias não querem sair", relatou o prefeito ao Portal RSN.

Infraestrutura comprometida e cidade isolada

Além das residências, a infraestrutura urbana sofreu grandes danos. Ruas permanecem alagadas, com pontes e bueiros completamente cobertos pela água. Um dos pontos mais críticos é a ponte sobre o Rio Jequiá, na entrada da cidade, que está comprometida e interditada, impedindo a passagem de veículos.

Continua após a publicidade

"Ainda não é possível estimar a dimensão total dos estragos em pontes, bueiros e estradas, porque tudo ainda está submerso", explicou Eder da Balsa. Ele fez um apelo para que a população evite trafegar pela PR-364, principal via de acesso que liga Goioxim à BR-277, em Guarapuava. "Essa estrada corta a cidade e é a ligação com outras localidades", alertou.

Falta de dados e previsão de mais chuva

A falta de um pluviômetro oficial no município impede a medição precisa do volume de chuva. De acordo com o Simepar (Sistema Meteorológico do Paraná), as precipitações devem persistir até esta quarta-feira (29). A previsão é de uma breve trégua, com o retorno das chuvas no fim de semana.

Festa de aniversário da cidade é adiada

Em meio à crise, a prefeitura decidiu adiar todas as atividades do aniversário de Goioxim, que seriam realizadas a partir de quarta-feira (29). A programação incluía o Canta Cantu, o corte de um bolo de 30 metros e um show nacional. "Vamos adiar porque não tem clima para festividades", declarou o prefeito.