
O município de Barcelos (AM), conhecido como a capital da pesca esportiva e o maior em extensão territorial do Amazonas, com 122 476 km², foi incluído na primeira rodada do Programa AmpliAR, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) para aumentar a conectividade aérea e impulsionar o desenvolvimento regional em todo o país.
Por meio do AmpliAR, concessionárias privadas poderão assumir a gestão de aeroportos regionais deficitários em troca de reequilíbrios contratuais, como redução de outorgas ou ampliação dos prazos de concessão. A proposta busca garantir infraestrutura moderna, operação estável e viabilizar novas rotas regionais, aproximando o Brasil de suas riquezas naturais e culturais.
Localizada a cerca de 400 quilômetros de Manaus, Barcelos tem no turismo uma de suas principais fontes de renda. A cidade atrai visitantes do Brasil e do exterior, especialmente durante a temporada de pesca esportiva, que ocorre entre setembro e março, e movimenta pousadas, restaurantes, serviços de transporte e o comércio local.
Para o ministro de Portos e Aeroportos, investir na conectividade aérea da região Norte é essencial para promover o desenvolvimento equilibrado do país. “Garantir que cidades amazônicas como Barcelos estejam conectadas ao restante do Brasil é investir em oportunidades, inclusão e desenvolvimento sustentável. A aviação regional tem um papel fundamental na integração nacional e na geração de emprego e renda, especialmente em regiões de difícil acesso”, destacou o ministro.
Segundo a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), durante a temporada de pesca esportiva, mesmo com as limitações de transporte já que o trajeto fluvial pode durar até 30 horas , a população local praticamente dobra com a chegada de turistas e pescadores. O aumento na demanda por hospedagem, alimentação e transporte impulsiona a economia e reforça a importância de melhorar o acesso à cidade.
Com o Programa AmpliAR, o aeroporto de Barcelos deverá contar com mais estrutura e condições para expandir o número de voos. A viagem até Manaus, que leva cerca de 1h30 por via aérea, reduzirá o tempo de deslocamento e ampliará as oportunidades para o turismo, os negócios e a geração de renda na região.
Para o secretário nacional de Aviação Civil, Daniel Longo, o AmpliAR vai otimizar o uso da infraestrutura existente e fortalecer a malha aérea regional.
“O programa foi pensado para melhorar a conectividade entre cidades médias e pequenas e os grandes centros. No caso de Barcelos, trata-se de um aeroporto estratégico, que pode potencializar o turismo e impulsionar atividades econômicas importantes para o Amazonas, como a pesca esportiva e o ecoturismo”, explicou Longo.
Além da pesca esportiva, Barcelos encanta por seu conjunto de arquipélagos, rios e praias de água doce, que oferecem experiências únicas de ecoturismo e contato direto com a natureza amazônica.
Entre os destaques culturais, o Festival de Peixe Ornamental é um dos maiores eventos do município. Realizado entre os últimos dias de janeiro e os primeiros de fevereiro, no Centro Cultural Esportivo Mariuá, conhecido como “Piabódromo”, o festival celebra a tradição local com uma disputa simbólica entre dois peixes ornamentais emblemáticos: o Acará-disco, de cores preta e amarela, e o Cardinal, de tons vermelho e azul. A programação mistura dança, música e alegorias, exaltando a figura do piabeiro, profissional responsável pela coleta dos peixes ornamentais nos rios da região.
Com a chegada do AmpliAR, Barcelos dá um novo passo rumo ao fortalecimento do turismo sustentável, à integração regional e à geração de emprego e renda, consolidando-se como um dos destinos mais promissores da Amazônia.
A sessão pública de abertura das propostas para a gestão dos aeroportos previstos na primeira etapa do programa está marcada para o dia 27 de novembro, a partir das 10h, na B3, em São Paulo.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos