
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) apreendeu 313 quilos de maconha em Curitiba na noite de quinta-feira (23) em dois bairros: Tatuquara e Osternack. A apreensão foi feita por equipes do Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) a partir de informação da Inteligência da própria unidade, com apoio da Companhia Independente de Operações com Cães (CIOC).
As equipes da Agência Especializada de Inteligência do Batalhão de RONE (AESI/BPRONE) tinham informações de que um grande carregamento de drogas havia chegado ao bairro Tatuquara para posterior distribuição em outras regiões da cidade. A partir de então, os policiais passaram a monitorar pontos estratégicos relacionados à movimentação do entorpecente.
No primeiro local, um barracão no Tatuquara, dois suspeitos foram abordados. Com o apoio da CIOC, o cachorro K-9 Decker indicou a presença de entorpecentes e localizou tabletes de maconha armazenados no local. Durante a abordagem, os detidos confirmaram que parte da carga havia sido levada para outro endereço.
As informações levaram as equipes até um local no bairro Osternack, onde o cão Decker novamente foi empregado, indicando com precisão o local onde o restante da droga estava escondido. Foram localizados diversos fardos que, após a pesagem, totalizaram cerca de 300 quilos de maconha.
Ao término da ação, três pessoas foram presas e encaminhadas à Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná (PCPR), junto com os entorpecentes, aparelhos celulares e um valor em dinheiro apreendido durante as diligências.
A operação integra um conjunto de ações da PMPR com o objetivo de desarticular pontos de armazenamento e distribuição de drogas. O resultado obtido reforça o papel estratégico da atividade de inteligência e o emprego técnico dos cães policiais, que contribuíram diretamente para a eficiência da ação.
A Polícia Militar do Paraná segue trabalhando de forma permanente no enfrentamento ao tráfico de drogas, contando também com o apoio da população por meio de denúncias anônimas, que podem ser direcionadas ao número 181.