Nesta quinta-feira (16), Brasília foi palco do Summit Antaq. O evento, promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em parceria com o Grupo Tribuna, reuniu diversos especialistas, autoridades e representantes do setor portuário para discutir o futuro da infraestrutura portuária nacional.
A abertura do summit foi feita pelo secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), Tomé Franca, que destacou a atuação da pasta na construção de um ambiente favorável à atração de investimentos. "O MPor tem atuado para aprimorar o marco regulatório e ampliar as parcerias institucionais com o objetivo de garantir previsibilidade, segurança jurídica e estabilidade normativa, pilares essenciais para a expansão sustentável da infraestrutura portuária nacional".
Presente no evento, o secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, participou do painel “O arranjo estrutural do Setor Portuário e Marítimo no Brasil”, onde ressaltou como é fundamental a articulação entre diversos atores, como a Antaq e outras entidades para que a logística do país avance. Ele também abordou os projetos previstos na carteira de concessão do Ministério para este ano e para o próximo.
“Temos uma carteira de 60 projetos para fazer no total. Com os leilões que vamos realizar em 22 de outubro, teremos ultrapassado 50% do que nos comprometemos a fazer. A prioridade do governo é que, por meio dos leilões, possamos ampliar cada vez mais a infraestrutura logística do país, atrair novos investimentos e reforçar a capacidade dos portos brasileiros de sustentar o crescimento econômico e o aumento das exportações”, afirmou Ávila.
Sobre o Summit Antaq, o secretário destacou que o espaço se mostra fundamental para o diálogo entre governo, reguladores, operadores e investidores do setor. “Foi uma oportunidade de alinhar estratégias, discutir desafios e fortalecer a integração entre as políticas públicas e o ambiente regulatório. Eventos como este contribuem para dar mais previsibilidade e transparência ao setor, além de fomentar inovação, sustentabilidade e novos investimentos que aumentam a competitividade dos portos brasileiros", ponderou.
Além do painel portuário, os participantes do summit debateram sobre regulamentação portuária, transportes aquaviários, concessões e hidrovias.
Assessoria Especial de Comunicação Social
Ministério de Portos e Aeroportos