Será lançada nesta quinta-feira (16), às 17h, na Vila Poty, no Polo Cerâmico de Teresina, a Oficina de Artesanato Teresina Entre Rios, uma iniciativa que vai capacitar profissionais da região e formar novos artesãos. O projeto surge como resultado da união de esforços entre os programas Desafio Teresina Entre Rios e Desafio Delta do Parnaíba, com o objetivo de fortalecer a cultura local e promover o desenvolvimento socioeconômico sustentável. A ação conta com o apoio da Cooperativa Tradicional de Artesanato em Teresina (Cooperart), e da Associação dos Artesãos em Cerâmica do bairro Poty Velho (Arcepoti).
Segundo o idealizador do projeto, Luciano Uchôa, a oficina representa uma soma de iniciativas que fortalecerão, de forma prática, as atividades dos artesãos do Piauí. “A oficina de artesanato no Polo Cerâmico é uma contribuição de dois projetos: o Desafio Teresina Entre Rios, que acontece aqui em Teresina, e o Desafio Delta do Parnaíba, que ocorre no litoral do Piauí. Ela visa trazer esse apoio para a comunidade do Polo Cerâmico, tanto na capacitação dos artesãos locais, que já trabalham com o artesanato e desejam ampliar seus conhecimentos, quanto na formação de novos artesãos”, explica.
A proposta nasce por meio da busca por mais oportunidades de aprendizado e aprimoramento técnico. “Essa é uma iniciativa muito importante que surgiu a partir de uma demanda dos próprios ceramistas, sobretudo da Cooperart, comandada pela dona Raimundinha, e da Associação dos Ceramistas, liderada pelo Jimmy Presley. Conversando com eles, vimos essa necessidade e juntamos esforços tanto do Teresina Entre Rios quanto do Delta do Parnaíba para promover essa oficina”, acrescenta Luciano.
A Oficina de Artesanato Teresina Entre Rios vai beneficiar 20 participantes, que terão aulas ao longo de três meses, totalizando 48 horas de capacitação. As atividades serão coordenadas pela Cooperart-Poty, que também indicou os instrutores responsáveis pelas aulas de torno e modelagem, técnicas essenciais para o aperfeiçoamento do trabalho artesanal. “A dinâmica da oficina é exatamente essa: promover ainda mais essa cultura do artesanato, que é muito forte e valorizar os artesãos locais”, ressalta o idealizador.
Além de capacitar, o projeto também fortalece um dos segmentos mais representativos da identidade cultural e econômica do Piauí, reafirmando o compromisso com a transformação social, cultural e ambiental da região. A ação conta com patrocínio da Águas de Teresina, Secretaria de Cultura do Estado do Piauí, Transpetro e Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).