Atual residente da Academia Alfredo Andersen, a artista curitibana Bianca Stella vai ministrar uma oficina de pigmentos naturais e lançar uma cartilha sobre sua pesquisa, no final de outubro. Com o projeto de residência "Coloridos por natureza", ela está aprofundando sua pesquisa nos processos de pigmentos naturais, criando novas cores e tingindo tecidos.
O objetivo de Bianca é instigar um novo olhar sobre a matéria orgânica paranaense e a criação de cores a partir do que apenas a natureza pode providenciar, abrindo ao público a oportunidade de aprender sobre o processo com a oficina gratuita e disponibilizando uma cartilha autoral sobre sua pesquisa.
No dia 20 (segunda-feira), às 15h, Bianca conduzirá uma oficina gratuita sobre o processo de criação de pigmentos naturais, a partir de vegetais e minerais. A atividade durará, em média, uma hora e meia em que os participantes participarão ativamente do “laboratório das cores” criado pela artista. As vagas são limitadas e direcionadas ao público a partir de 16 anos. As inscrições devem ser feitas AQUI até dia 17.
No dia 31 (sexta-feira), às 15h, a artista encerra sua residência com o lançamento do livreto “Coloridos por natureza: guia prático sobre pigmentos naturais”. A publicação foi elaborada durante a residência de Bianca com o objetivo de compartilhar conhecimentos sobre a produção de tintas naturais, valorizando matérias-primas oriundas do Paraná e de outras regiões da América Latina.
Dividida em três partes, a obra apresenta um glossário com diferenciações técnicas; um panorama dos principais materiais tintoriais utilizados ao longo da história da arte; e uma série de experimentos práticos voltados ao preparo artesanal de pigmentos minerais e lacas vegetais, incluindo receitas para a produção de aquarelas.
Este é um convite para que artistas, estudantes e pesquisadores redescubram as cores da natureza e integrem saberes tradicionais às práticas artísticas contemporâneas.
“Espero despertar no público uma nova percepção sobre os materiais que a gente usa na arte, mas também propor uma reconexão com saberes tradicionais e com elementos da natureza que muitas vezes são invisibilizados e esquecidos”, explica Bianca sobre o propósito da criação do livreto. “Acredito que, com essa obra, seja proposta uma prática artística que seja mais consciente e sustentável e que dialogue com a nossa cultura e com a diversidade ambiental do Paraná”.
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA– O projeto de residência artística é uma iniciativa da Academia Alfredo Andersen para estabelecer um espaço de aperfeiçoamento e trocas de experiências com artistas, produções e projetos nas artes visuais. Os artistas convidados a participar permanecem no Ateliê da Academia por um mês, desenvolvendo suas linhas de pesquisa.
Desde 2019, a residência já recebeu artistas nacionais e internacionais que, além da criação própria, também abriram oficinas e workshops para compartilhar seus conhecimentos com o público, demonstrando o comprometimento com a divulgação de educação artística.
O projeto tem como objetivo apresentar as residências artísticas como ambiente de formação, criação e difusão, defendendo a compreensão de sua atuação, como forma ampliada de atender uma necessidade e repensar processos no contexto contemporâneo.
Serviço:
Oficina de pigmentos naturais com Bianca Stella
Data: 20 de outubro (segunda-feira)
Horário: 15h
Classificação: a partir de 16 anos
Vagas limitadas
Inscrições AQUI
Lançamento do livreto “Coloridos por natureza: guia prático sobre pigmentos naturais”
Data: 31 de outubro (sexta-feira)
Horário: 15h
Entrada livre e gratuita
Museu Casa Alfredo Andersen
Rua Mateus Leme 336 - Centro – Curitiba