O fim de semana do Dia das Crianças foi especial no Centro Cultural Teatro Guaíra. Mais de 4 mil pessoas assistiram ao espetáculo “Lendas Brasileiras” no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão) no sábado (11) e no domingo (12). Criada pelo Balé Teatro Guaíra, em parceria com a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), a montagem é sucesso de público desde sua estreia, em 2022. Neste ano, a OSP contou com a regência do maestro convidado José Soares.
Com direção-geral de Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do Balé Teatro Guaíra, texto e dramaturgia do diretor de teatro e autor Edson Bueno, trilha sonora original do compositor Alexandre Guerra e iluminação de Valdevino Guerreiro, o espetáculo reúne dança, teatro, música ao vivo e contação de histórias para mergulhar nas raízes do folclore nacional. A narrativa passa por cinco lendas da cultura popular brasileira: “Mula Sem Cabeça”, “Jaci e a Lenda da Vitória-Régia”, “Caipora”, “Boto Cor-de-Rosa” e “Boitatá”.
“O principal é ver a alegria das crianças, que a cada ano se renova. Tem pessoas que já vieram assistir muitas vezes e esperam essa época do ano para voltar. Poder compartilhar um pouco da nossa cultura é muito importante”, disse Bongiovanni. “O folclore e a cultura popular dão contorno à nossa brasilidade, que muitas vezes é quase sufocada pela conexão global. A gente acaba esquecendo um pouco da nossa terra e das nossas raízes, então fico muito feliz com esse projeto”.
A cenografia e os figurinos, inspirados nas pinturas de Anita Malfatti, são assinados por Ricardo Garanhani, integrante da G2 Cia. de Dança, grupo master do Teatro Guaíra. Desde 2024, ele também interpreta o “Senhor das Lendas”, narrador que conduz o público ao universo mágico do folclore brasileiro. “Fazer um espetáculo para as crianças, que são o futuro, é algo muito especial. Ter a oportunidade de dar vida ao Senhor das Lendas agora é uma maravilha”, afirmou Garanhani, que tem mais de 30 anos de trajetória no Teatro Guaíra.
ENCONTRO DE PERSONAGENS– Após as apresentações, as crianças puderam interagir e tirar fotos com os personagens do espetáculo no foyer do Guairão. “É muito legal esse encontro depois porque é quando a gente vê exatamente o quanto o espetáculo toca as pessoas e o quanto elas ficam emocionadas, elas trazem esse retorno pra gente”, contou Garanhani.
A administradora Andrea Ribeiro levou as sobrinhas Antonella e Catarina, de 7 e 5 anos, para assistir à apresentação no domingo (12). Foi a primeira vez das meninas no Teatro Guaíra. “Ficamos encantadas com o espetáculo, tanto eu quanto elas. Foi inimaginável, eu realmente não esperava gostar tanto. Foi lindo, muito especial”, afirmou.
Marcelo Dias da Silva assistiu ao espetáculo com a esposa e a filha. “O espetáculo é belíssimo, uma produção incrível, com cenografia encantadora e regência preciosa do José Soares. Foi um espetáculo muito lúdico, era fácil ver o encantamento das crianças observando as cenas. Só tenho elogios”, afirmou.
Este foi o terceiro ano em que Bruna Gonçalves Santin assistiu “Lendas Brasileiras” com a filha, Helena, de 7 anos. “Todos os anos ela pede para vir, ela não fica sem. A interação da dança com os personagens é fantástica, encanta a todos”, disse Bruna. “Eu adorei, as meninas e os meninos foram muito bem”, completou Helena.