O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), unidade especializada da Polícia Militar do Paraná (PMPR), promove ações que vão além do policiamento ostensivo. A unidade segue realizando atividades de conscientização e segurança viária ao longo de 2025. Até o início de outubro, o BPTran já havia concretizado um conjunto contínuo de iniciativas que totalizou 123 ações e beneficiou diretamente mais de 5,2 mil pessoas, com foco em públicos diversos, como crianças, motociclistas, jovens condutores e pedestres.
Um dos pilares da estratégia é o projeto "BPTran nas Escolas". A iniciativa já atendeu 52 instituições de ensino, impactando 1,9 mil crianças e adolescentes por meio de atividades lúdicas e interativas.
Na última semana, o projeto esteve no Colégio Estillo, em Curitiba. Todas as turmas, da educação infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental, participaram das atividades. O grande destaque foi a presença do mascote BOBTran, que conquistou os alunos. De forma divertida, os temas abordados incluíram importância de respeitar o semáforo, a maneira correta de atravessar a rua, cuidados dos ciclistas e como orientar e corrigir atitudes imprudentes de adultos no trânsito.
Além do ambiente escolar, o batalhão realizou 36 palestras educativas, alcançando 1,8 mil pessoas e reforçando a prevenção de sinistros de trânsito.
PRESENÇA COMUNITÁRIA– Demonstrando seu papel de proximidade com a comunidade, o BPTran participou no último sábado (04) de um evento social em comemoração ao Dia das Crianças, no bairro Uberaba, em Curitiba.
A ação, que reuniu mais de 1,1 mil crianças da comunidade, contou com a presença de policiais que interagiram, apresentaram a viatura de trânsito e participaram das brincadeiras. Também foram promovidas atividades recreativas e a distribuição gratuita de lanches, reforçando o papel da PMPR como agente de confiança e segurança para as famílias.
As atividades preventivas também são destaque em períodos comemorativos, como a celebração do Maio Amarelo, que busca a conscientização sobre a segurança viária e o comportamento responsável de todos os envolvidos no trânsito. Foram 35 operações educativas em ocasiões como Maio Amarelo, Dia do Ciclista, Dia do Motociclista e Dia do Pedestre. Essas ações contaram com parcerias importantes, incluindo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) e o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR).
ENCONTROS REGIONAIS – A unidade também promoveu, em Maringá, o Seminário Estadual de Trânsito, entre 23 e 25 de setembro, durante a Semana Nacional de Trânsito, ação anual do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O evento reuniu mais de 370 participantes, incluindo especialistas e representantes de órgãos de segurança estaduais e municipais.
O seminário promoveu a troca de experiências, a difusão de novas tecnologias e o fortalecimento do diálogo e da integração entre as instituições envolvidas na segurança viária.