A Escola Estadual de Dança Lenir Argento celebra, em 2025, seus 40 anos de dedicação à formação artística no Piauí. Fundada em 26 de setembro de 1985, a instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secult-PI) e à Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), reafirma seu papel essencial na formação de artistas, educadores e coreógrafos que integram a cena cultural piauiense e nacional.
“A Escola de Dança Lenir Argento é um símbolo da força da cultura piauiense e do compromisso do Governo do Estado com a formação artística. Celebrar 40 anos dessa instituição é reconhecer a importância da arte na transformação de vidas, na educação e no fortalecimento da nossa identidade cultural. A Secult tem orgulho de apoiar uma escola que forma gerações de artistas e que mantém viva a tradição e a inovação da dança no Piauí”, destacou o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim.
Com cerca de 750 estudantes matriculados, a Escola Lenir Argento é reconhecida em todo o país como uma referência no ensino público de dança, pautando sua atuação no compromisso com a arte, a educação e a valorização da diversidade de corpos, expressões e linguagens. Localizada na Central de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, a escola dispõe de uma estrutura moderna e acolhedora, voltada à formação integral de artistas.
Sob a direção de Datan Izaká, a instituição desenvolve uma proposta pedagógica multidisciplinar, articulando técnica, criação e reflexão crítica sobre o fazer artístico. A formação é organizada em quatro eixos; Dança Infância, Pré-Acelera, Acelera e Cursos Livres, abrangendo estudantes de diferentes faixas etárias, desde crianças até pessoas idosas. O currículo contempla múltiplas linguagens, como balé clássico, danças contemporâneas, danças afro-brasileiras, danças urbanas e dança para a melhor idade, promovendo um aprendizado plural e acessível.
“Chegar aos 40 anos é um marco que reflete a trajetória de muitas pessoas dedicadas à arte da dança. A Lenir Argento é um espaço de formação, criação e diversidade, onde diferentes corpos e histórias se encontram. Mais do que ensinar técnica, a escola inspira transformação e pertencimento. Essa celebração é também um agradecimento a todos os alunos, professores e colaboradores que constroem diariamente a história da dança no Piauí”, comentou o diretor Datan Izaká.
Ao longo de suas quatro décadas, a Escola Lenir Argento também tem se destacado pela atuação na formação e qualificação docente em dança, oferecendo cursos e oficinas voltados a professores e coreógrafos, fortalecendo a cadeia produtiva e educacional da dança no estado.
Festejo Dança Lenir – 40 anos de história
Como parte das comemorações de seus 40 anos, a escola realiza, entre os dias 7 e 10 de outubro, o Festejo Dança Lenir, uma intensa programação artística que celebra a trajetória e o futuro da instituição.
Na última terça-feira (8), o Cortejo da Lenir reuniu alunos e alunas da escola em um percurso festivo da Central de Artesanato Mestre Dezinho até o Adro da Igreja São Benedito, com música ao vivo e participação de um mini trio. A noite terminou com o tradicional corte do bolo comemorativo, na Central de Artesanato.
A programação segue até sexta-feira (10), sempre às 17h, com apresentações na Central de Artesanato Mestre Dezinho. Ainda em outubro, o Festejo da Lenir recebe, no dia 18, às 19h, o espetáculo “Isso é Segredo”, de Ireno Júnior, e no dia 25, “Meu Piauí eu não deixo não”, da Cia Tudo É Dança. Em novembro, novas atividades artísticas darão continuidade às celebrações.
Encerrando o ano letivo, a escola apresentará, em dezembro, o espetáculo “Feira de Mangaio”, no Teatro 4 de Setembro, reunindo o talento e a dedicação dos mais de 700 alunos e alunas. A apresentação simboliza o compromisso contínuo da Escola Estadual de Dança Lenir Argento com a arte, a formação e a valorização da dança no Piauí.