Saúde Metanol
Campo Mourão confirma primeiro caso de intoxicação por metanol; paciente recebe alta
De acordo com os boletins médicos, o quadro não é considerado grave
08/10/2025 12h30
Por: Redação Fonte: Tribuna do Interior
Imagem Ilustrativa

Campo Mourão registrou, nesta quarta-feira (8), seu primeiro caso de intoxicação por metanol. A confirmação foi feita pelo Hospital Santa Casa, que atendeu um jovem de 20 anos, morador da cidade. De acordo com os boletins médicos, o quadro não é considerado grave: o paciente já recebeu alta hospitalar, mas permanecerá sob monitoramento da Secretaria Municipal de Saúde pelas próximas 72 horas, seguindo protocolo do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox).

A história começou na segunda-feira (6), quando o jovem procurou o Pronto Atendimento do Jardim Lar Paraná relatando sintomas como visão turva, forte dor de cabeça, vômitos e diarreia. Ele informou à equipe médica que havia consumido bebida alcoólica na noite de sábado (4).

Diante da suspeita de intoxicação, a unidade de saúde seguiu os procedimentos padrão: entrou em contato com o CIATox, realizou uma bateria de exames – incluindo laboratoriais, gasometria e eletrocardiogramas seriados – e iniciou o tratamento imediatamente. O paciente foi mantido monitorado, hidratado e medicado. No fim da tarde de segunda, ele foi transferido para o Santa Casa, onde o diagnóstico foi fechado como "intoxicação por metanol com critérios clínicos".