O auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) recebe nos dias 11 e 12 de outubro o espetáculo “Se Essa Rua Fosse Minha”. As apresentações serão às 16h e os ingressos podem ser adquiridos pelo site DiskIngressos.
“Se Essa Rua Fosse Minha” é uma peça para crianças, totalmente interativa, em que o público acompanha a história brincando junto com os atores. É inspirada no folclore e nas brincadeiras tradicionais do Brasil. A proposta é oferecer às crianças um mergulho na diversidade das brincadeiras de rua brasileiras e, ao mesmo tempo, convidar adultos a reviverem memórias de infância. Pais, avós, filhos e netos compartilham o palco com os artistas, transformando a experiência em um verdadeiro encontro de gerações.
O espetáculo reúne um repertório rico de jogos e cantigas que atravessam diferentes origens culturais: “Cabra Cega”, “Cinco Marias”, “Elástico”, “Amarelinha”, “Passa-Passa Gavião”, “Batatinha Frita 1, 2, 3”, “Pipa”, “Salada Mista”, “Alecrim Dourado”, “Mulher Rendeira”, entre muitas outras.
Com 22 anos de trajetória e mais de 1 milhão de espectadores, a peça já conquistou prêmios nacionais e internacionais. Em 2023, representou o Brasil no Nápolis Festival For Kids, na Tunísia, a convite da Embaixada do Brasil, e teve seu texto incluído no catálogo da Feira de Bologna, um dos maiores eventos literários do mundo.
No enredo, "Teresinha de Jesus” e “Alecrim Dourado” são personagens brincantes, com diferentes origens e realidades culturais, mas que se reúnem todos os dias na rua onde moram para brincar. Enquanto brincam eles tecem reflexões e comentários sobre a vida e sobre a experiência única que é crescer e amadurecer.
O texto é de Paula Giannini, que constrói a história de uma forma delicada, criativa e ágil, envolvendo o espectador e propondo um novo mundo repleto de brincadeiras. Aos adultos é um mergulho na memória de brinquedos que fizeram parte da infância brasileira desde sua origem.
A direção de Amauri Ernani trabalha com os atores como figuras atemporais, que cantam, dançam e brincam, interagindo diretamente com os espectadores durante todo o espetáculo, buscando desta forma uma maior cumplicidade entre artista e plateia, bem como entre a plateia como um todo; transformando os três personagens do texto em “brincantes”.
Personagens que, juntos, enquanto jogam com o “ser criança”, descobrem o mundo, sofrendo, questionando, aprendendo e principalmente brincando, de brincadeiras eternas, aprendidas de seus pais, que aprenderam de seus pais, que aprenderam de seus pais.
Serviço:
“Se Essa Rua Fosse Minha – Espetáculo de Brincar”
Datas: 11 e 12 de outubro (sábado e domingo), às 16h
Local: Auditório Salvador de Ferrante (Guairinha) - Rua XV de Novembro, 971, Centro, Curitiba (PR)
Tempo de duração do espetáculo: 70 Minutos
Classificação: Livre
Especificações do espetáculo: Teatro
Venda de Ingressos: DiskIngressos