O Governo do Ceará, por meio da Secretaria do Esporte (Sesporte), com o apoio da Central Única das Favelas (CUFA), vai enviar a seleção feminina de futebol para participar da 1ª edição da Copa Rainha Marta – Etapa Nordeste. A competição acontece de 3 a 9 de novembro, em Maceió-AL.
O time é composto por jovens atletas reveladas em projetos do Governo do Ceará, como a Copa Areninha, e a Taça das Favelas. Essas iniciativas fomentam a prática esportiva e funcionam como plataformas para a descoberta de talentos, oferecendo oportunidades e promovendo a inclusão de jovens de diversas comunidades no cenário esportivo nacional.
Para o secretário do Esporte, Rogério Pinheiro, a seleção cearense irá brilhar na competição. “Nossa delegação será representada em 100% de mulheres. Esse é o momento da seleção cearense brilhar nessa grande competição que fomenta a prática do futebol feminino”, disse.
A Copa Rainha Marta do Nordeste contará com a participação das seleções dos nove estados do Nordeste. A competição será voltada exclusivamente para a categoria feminina. Cada equipe será constituída por 22 jogadoras mais 10 integrantes da comissão técnica e dirigentes.
A Copa Rainha Marta Nordeste 2025 tem como principal meta fomentar e desenvolver o futebol feminino na região, atuando em duas frentes: a educativa e a competitiva. O torneio busca promover o desenvolvimento do talento esportivo e a inclusão social das atletas, contribuindo para a sua formação integral como cidadãs. Além disso, a Copa tem o objetivo de estimular a prática esportiva nas comunidades nordestinas, fortalecer o intercâmbio sócio esportivo e cultural entre os estados e criar um elo de identidade das jogadoras com suas respectivas seleções estaduais.