A delegação do Paraná já está em Uberlândia para disputar a edição 2025 dos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), a principal competição do esporte escolar do País. O evento, promovido pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), acontece até o dia 28 de outubro, reunindo mais de 10 mil participantes entre atletas, árbitros e comissões técnicas de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal.
A abertura oficial está marcada para terça-feira (7), às 19h30, na Arena Sabiazinho. A programação se estende por três semanas, com disputas em 19 modalidades - entre coletivas e individuais - voltadas para a categoria Sub-14.
O Paraná será representado por uma delegação de 264 integrantes, sendo 212 atletas, 39 técnicos e uma equipe completa de apoio. Todos foram selecionados a partir das etapas municipais, regionais e estaduais dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), organizados ao longo do ano pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed).
O diretor de Esportes e chefe da delegação paranaense, Cristiano Barros D’El Rei, destacou que a participação no JEBs é o resultado de um trabalho estruturado que mobiliza o Estado desde o primeiro semestre. “Começamos em maio com as 32 etapas regionais dos Jogos Escolares, seguidas, em junho, pelas oito etapas macrorregionais. Em julho e agosto realizamos as duas finais estaduais, a de 15 a 17 anos, em Foz do Iguaçu, e a de 12 a 14 anos, em Toledo”, explicou.
Cristiano lembra que o ciclo de eventos escolares demonstra a força da política pública do esporte no Paraná. “Neste ano, investimos mais de R$ 25 milhões para atender toda a dinâmica do desporto escolar. Foram mais de 120 mil estudantes-atletas alcançados dentro do programa dos Jogos Escolares do Paraná, que alia esporte e educação sob um mesmo guarda-chuva. O esporte é um instrumento de formação cidadã, que reflete diretamente no desempenho escolar e na construção de valores”, completou.
O diretor também destacou o desempenho recente do Paraná em competições de base nacionais. “Tivemos agora em setembro um resultado estupendo no Jogos da Juventude, com o terceiro lugar geral na competição organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil , voltada para atletas até 17 anos. Isso mostra a força da base e o quanto o esporte escolar é essencial para formar talentos”, afirmou.
Os Jogos Escolares do Paraná são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte e da Secretaria da Educação, com o apoio das Prefeituras Municipais e Núcleos Regionais de Educação. “Essa integração é o que garante que o esporte chegue a todos os cantos do Paraná, valorizando nossos professores, técnicos e gestores municipais”, ressaltou Cristiano.
A edição 2025 dos JEBs apresenta uma organização por blocos de modalidades, garantindo um fluxo contínuo de disputas:
Bloco 1 (7 a 12 de outubro): badminton, futsal, natação, tênis de mesa, voleibol e vôlei de praia.
Bloco 2 (15 a 18 de outubro): atletismo, atletismo adaptado, ciclismo, ciclismo virtual, ginástica rítmica, judô e taekwondo.
Bloco 3 (21 a 26 de outubro): basquetebol, ginástica artística, handebol, karatê, wrestling e xadrez.