Saúde Saúde
Com previsão de 1,8 mil exames, Carreta Saúde da Mulher chega a Conselheiro Mairinck
O atendimento será entre os dias 6 e 11 e abrange também as mulheres das cidades de Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Santana do Itararé.
03/10/2025 17h45
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Carreta Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chega à cidade de Conselheiro Mairinck, no Norte Pioneiro, nesta segunda-feira (6). O atendimento será entre os dias 6 e 11 e abrange também as mulheres das cidades de Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Santana do Itararé.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado (11), das 8h às 17h. O endereço de atendimento é Praça Otacílio Ferreira, na Rua XV de Novembro, 545, na região central.

A previsão é de que sejam feitos 1,8 mil exames durante os sete dias. Os agendamentos para os exames são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhados por meio das secretarias municipais da saúde.

Os exames que podem ser feitos na Carreta Saúde da Mulher são: mamografia bilateral para rastreamento (50 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos), além de ultrassonografia transvaginal, de mamas e tireoide.

Continua após a publicidade

“A ação da Sesa tem como objetivo atender as mulheres que, por um motivo ou outro, não têm tempo ou não conseguem chegar às unidades de saúde, então vamos até elas. E também agilizar que o exame chegue logo para que se inicie o tratamento o mais rápido possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

As mulheres atendidas em exames de ultrassom sairão do local já com os exames em mãos. Para as mamografias e exames citopatológicos, elas receberão um protocolo para acessar os resultados online em até cinco dias (mamografia) e 15 dias (citopatologia).

PERCURSO – A Carreta fará 13 paradas em todas as regiões do Paraná e irá abranger 58 municípios, com a expectativa de atender 18 mil mulheres.

Após Conselheiro Mairinck, a Carreta segue para Primeiro de Maio (13 a 18 de outubro), Colorado (20 a 25 de outubro), Santo Antônio do Caiuá (27 de outubro a 1º de novembro), Mariluz (3 a 8 de novembro), Bela Vista da Caroba (10 a 15 de novembro), Nova Laranjeiras (17 a 20 de novembro), Marquinho (21 a 22 de novembro), Palmas (24 a 29 de novembro), Lapa (1º a 6 de dezembro) e finalizando em Morretes (8 a 12 de dezembro).

PARANÁ ROSA 2025 – A iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, foi viabilizada por uma parceria com a Volkswagen do Brasil, pelo programa Paraná Competitivo, e prevê investimento de R$10,8 milhões para a operação da carreta.

Além da Carreta da Saúde da Mulher, a sétima edição do Paraná Rosa terá diversas ações voltadas para a saúde pública, com ações de prevenção, autocuidado e acesso a serviços essenciais.

Em Curitiba, a programação inclui a Corrida da Vigilância em Saúde, evento que pretende chamar a atenção para a importância da atividade física e mobilizar tanto servidores quanto a comunidade em torno da causa.

Durante o mês de outubro, 60 municípios também vão receber a exibição do filme Câncer com Ascendente em Virgem , de Rosane Svartman, acompanhada de rodas de conversa que reforçam a relevância do diagnóstico precoce. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual da Cultura com o Sesc-PR.

Além disso, o Governo do Estado distribuirá 150 mil exemplares da Cartilha da Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde, com informações práticas sobre prevenção, autocuidado e direitos garantidos às mulheres.