A Carreta Saúde da Mulher, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), chega à cidade de Conselheiro Mairinck, no Norte Pioneiro, nesta segunda-feira (6). O atendimento será entre os dias 6 e 11 e abrange também as mulheres das cidades de Guapirama, Jaboti, Japira, Pinhalão e Santana do Itararé.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e no sábado (11), das 8h às 17h. O endereço de atendimento é Praça Otacílio Ferreira, na Rua XV de Novembro, 545, na região central.
A previsão é de que sejam feitos 1,8 mil exames durante os sete dias. Os agendamentos para os exames são realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e encaminhados por meio das secretarias municipais da saúde.
Os exames que podem ser feitos na Carreta Saúde da Mulher são: mamografia bilateral para rastreamento (50 a 74 anos), mamografia diagnóstica, coleta de material do colo do útero para exame citopatológico, papanicolau (25 a 64 anos), além de ultrassonografia transvaginal, de mamas e tireoide.
“A ação da Sesa tem como objetivo atender as mulheres que, por um motivo ou outro, não têm tempo ou não conseguem chegar às unidades de saúde, então vamos até elas. E também agilizar que o exame chegue logo para que se inicie o tratamento o mais rápido possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
As mulheres atendidas em exames de ultrassom sairão do local já com os exames em mãos. Para as mamografias e exames citopatológicos, elas receberão um protocolo para acessar os resultados online em até cinco dias (mamografia) e 15 dias (citopatologia).
PERCURSO – A Carreta fará 13 paradas em todas as regiões do Paraná e irá abranger 58 municípios, com a expectativa de atender 18 mil mulheres.
Após Conselheiro Mairinck, a Carreta segue para Primeiro de Maio (13 a 18 de outubro), Colorado (20 a 25 de outubro), Santo Antônio do Caiuá (27 de outubro a 1º de novembro), Mariluz (3 a 8 de novembro), Bela Vista da Caroba (10 a 15 de novembro), Nova Laranjeiras (17 a 20 de novembro), Marquinho (21 a 22 de novembro), Palmas (24 a 29 de novembro), Lapa (1º a 6 de dezembro) e finalizando em Morretes (8 a 12 de dezembro).
PARANÁ ROSA 2025 – A iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, foi viabilizada por uma parceria com a Volkswagen do Brasil, pelo programa Paraná Competitivo, e prevê investimento de R$10,8 milhões para a operação da carreta.
Além da Carreta da Saúde da Mulher, a sétima edição do Paraná Rosa terá diversas ações voltadas para a saúde pública, com ações de prevenção, autocuidado e acesso a serviços essenciais.
Em Curitiba, a programação inclui a Corrida da Vigilância em Saúde, evento que pretende chamar a atenção para a importância da atividade física e mobilizar tanto servidores quanto a comunidade em torno da causa.
Durante o mês de outubro, 60 municípios também vão receber a exibição do filme Câncer com Ascendente em Virgem , de Rosane Svartman, acompanhada de rodas de conversa que reforçam a relevância do diagnóstico precoce. A iniciativa é uma parceria da Secretaria Estadual da Cultura com o Sesc-PR.
Além disso, o Governo do Estado distribuirá 150 mil exemplares da Cartilha da Saúde da Mulher nas 22 Regionais de Saúde, com informações práticas sobre prevenção, autocuidado e direitos garantidos às mulheres.