Segurança Segurança Pública
PMPR reforça segurança durante Concurso Público Nacional Unificado em nove cidades
As provas serão aplicadas em 28 locais nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Londrina, Mar...
03/10/2025 09h40
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) irá reforçar o policiamento durante a realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que acontece no próximo domingo (5) em nove cidades do Paraná. O esquema especial inclui segurança nos locais de prova, apoio no trânsito e escolta dos malotes com os exames.

As provas serão aplicadas em 28 locais nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Paranaguá, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel, Londrina, Maringá e Umuarama. Cada cidade terá colégios e universidades definidos como polos de aplicação, todos com reforço no policiamento.

As equipes estarão de prontidão a partir das 10h30, uma hora antes da abertura dos portões. A entrada dos candidatos está prevista para as 11h30, com fechamento às 12h30. As provas terão início às 13h e horários diferentes de encerramento: 16h30 para nível intermediário e 18h para nível superior.

O reforço no policiamento prevê pontos-base fixos em frente aos colégios e universidades, além de patrulhamento nas imediações durante todo o período de exame. Haverá reforço tanto no momento de chegada quanto na saída dos candidatos, para evitar aglomerações e tumultos.

Continua após a publicidade

Haverá também policiamento de trânsito. O objetivo é reduzir congestionamentos nas vias próximas aos polos do concurso, que devem registrar aumento significativo na circulação de veículos e pedestres. O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) dará suporte nas rotas de transporte e nos acessos às cidades.

DENÚNCIAS– Durante a aplicação da prova, candidatos e cidadãos poderão acionar a PMPR pelos telefones 190 e 181 do disque-denúncia. A corporação também manterá contato com representantes da Fundação Getúlio Vargas (FGV), organizadora do certame, para agilizar o atendimento em caso de incidentes. Com monitoramento em tempo real, equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) e do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque) estarão de prontidão para serem acionadas em situações de maior gravidade.