Cultura Cultura
G2 emociona plateia de 400 pessoas e homenageia idosos em Apucarana
Apresentação gratuita integrou a programação do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e contou com a presença especial de 90 idosos, muitos...
02/10/2025 14h50
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Cine Teatro Fênix, em Apucarana, recebeu nesta quarta-feira (1º) cerca de 400 pessoas para a apresentação do espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da G2 Cia de Dança Teatro Guaíra. A sessão gratuita integrou a programação do Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa e contou com a presença especial de aproximadamente 90 idosos, muitos deles assistindo a um espetáculo no teatro pela primeira vez.

Destaque para o grupo de 50 pessoas do Sesc Marilândia do Sul, que viajou cerca de 30 km até Apucarana. Eles foram levados ao teatro pelo projeto Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná. Promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, o programa tem caráter cultural e educativo e busca formar públicos e estimular diferentes faixas etárias a se aproximarem da arte.

O público idoso não apenas celebrou seu dia, mas também viveu uma experiência transformadora. A aposentada Sandra Maria da Silva, 62 anos, foi uma das que fez questão de prestigiar. “Eu acho muito importante para a gente distrair a cabeça, estar com outras pessoas. Pra mim é um remédio, é uma terapia participar dessas atividades”, disse.

Para muitos idosos, o evento representou o contato com a arte e também uma oportunidade de convivência. “É algo que não temos muito por aqui. Achei ótimo, bem interessante, bem diferente”, apontou Yoko Suzuki Akazaka, de 65 anos.

Continua após a publicidade

As amigas aposentadas Maria de Moraes, Eliana Modesto, Rosa da Silva e Maria Andrade, que toda semana se reúnem no Sesc Apucarana para atividades artísticas, estavam entre as mais animadas. “Viemos para prestigiar, mas também é uma forma de a gente se reunir, trocar ideias”, destacou Eliana. “Estamos aqui para festejar”, celebrou Maria Andrade.

O coordenador do grupo do Sesc Apucarana, Caio Fábio Machado, ressaltou que a experiência reforça ainda mais a importância da arte no cotidiano. “Temos atividades que promovem o bem-estar social e a qualidade de vida, sempre com linguagens artísticas. Adoramos quando aparece esse tipo de convite. Como estamos no Interior do Estado, não é sempre que temos contato com espetáculos assim", disse.

PARCERIA- A programação especial no município é fruto de uma parceria da Secretaria de Cultura e Turismo de Apucarana com o Centro Cultural Teatro Guaíra, o Ministério da Cultura e o Governo do Paraná.

O prefeito de Apucarana, Rodolfo Mota, destacou a parceria que levou a G2 Cia de Dança até o município. Ele contou que a prefeitura está com uma programação especial durante o mês da pessoa idosa e a presença do grupo sênior do Centro Cultural Teatro Guaíra incentiva ainda mais esse público a participar de atividades artísticas. “É um prazer tê-los aqui”, disse.

O simbolismo da data foi citado, também, pelo secretário de Cultura e Turismo de Apucarana, Rodrigo Lievori. “Receber a G2, companhia sênior do Teatro Guaíra, no Dia da Pessoa Idosa é motivo de orgulho. Esse espetáculo valoriza e inspira nosso público 60+, reforçando a importância das políticas culturais voltadas para esse segmento”, destacou.

Com casa cheia, o espetáculo também foi marcado pela emoção. Para a assistente de enfermagem Janaína Silveira dos Santos, a presença do Teatro Guaíra na cidade foi um presente. “Nossa cidade é pequena, não costuma vir tantas atrações assim. Isso enche a gente de cultura, de vida. É maravilhoso, não tenho palavras, estou arrepiada até agora”, afirmou.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Divulgação


25 ANOS DE DANÇA– Com maturidade técnica e sensibilidade artística, a G2 – Cia. de Dança, única companhia sênior em atividade na América Latina, está completando 25 anos de atividade. Criada em 1999, a estreia da G2 aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos "Instável Sonata", de Adriana Grechi, e "Pare, pense, faça alguma coisa!", de Tuca Pinheiro.

Ao longo desses anos, a G2 vem se consolidando como um espaço de experimentação e inovação na cena cultural da dança. Inspirado em uma companhia pública holandesa formada por bailarinos master, o projeto surgiu com o propósito de explorar novos rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea, com liberdade criativa e valorização da maturidade artística dos bailarinos.

Atualmente, o elenco do G2 Cia de Dança é composto por nove bailarinos: Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani.