Saúde Saúde
Saúde vacina caminhoneiros na Tríplice Fronteira para reforçar prevenção contra o sarampo
Expectativa é de vacinar cerca de 200 motoristas ao longo desta quarta-feira (1º). Ação acontece no Porto Seco em Foz do Iguaçu e tem como objetiv...
01/10/2025 14h55
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal dos caminhoneiros e intensificar a prevenção contra o sarampo na região da Tríplice Fronteira, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), realiza nesta quarta-feira (1º) uma ação extramuros de vacinação no Porto Seco de Foz do Iguaçu.

A iniciativa é realizada em parceria com a prefeitura, Regional de Saúde, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde Fronteira (Cievs) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), em uma região de intensa circulação de pessoas entre Brasil, Paraguai e Argentina.

A expectativa é de vacinar cerca de 200 motoristas ao longo do dia. Estão sendo ofertadas vacinas contra hepatite B, difteria e tétano (dT), febre amarela e tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), todas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esses imunizantes são fundamentais para a proteção individual e coletiva, reduzindo o risco de surtos de doenças preveníveis.

“Essa ação é estratégica, pois garante a imunização de caminhoneiros, um público em constante circulação, e reforça a proteção contra o sarampo, doença que registra casos nos países vizinhos e que pode ser reintroduzida no Brasil devido ao fluxo de trabalhadores e viajantes da região", explica o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. "Esses trabalhadores são fundamentais para movimentar a economia do Estado e do país e precisam ter acesso facilitado às vacinas. Nosso compromisso é proteger a vida e oferecer cuidado a todos os paranaenses”.

Continua após a publicidade

As ações extramuros têm como objetivo levar a saúde até locais de grande circulação ou de difícil acesso, aproximando os serviços da população e garantindo que todos tenham a oportunidade de se vacinar, mesmo fora dos horários e unidades tradicionais de atendimento. A iniciativa integra o conjunto de estratégias do Governo do Estado para ampliar a cobertura vacinal e fortalecer a prevenção de doenças entre diferentes públicos, reforçando a imunização como uma das medidas mais eficazes de proteção à saúde.

COBERTURA VACINAL – Atualmente, a cobertura vacinal no Estado é de 97,62% para hepatite B; 76,93% para febre amarela; 91,25% para a primeira dose da tríplice viral e 79,22% para a segunda dose.