Cultura Cultura
Paraná Rosa terá exibições do filme “Câncer com Ascendente em Virgem” em 60 municípios
Campanha voltada à saúde da mulher terá a participação do projeto Viver em Cena, da Secretaria da Cultura. Sessões do filme acontecem ao longo de ...
26/09/2025 14h40
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A sétima edição do Paraná Rosa, campanha do Governo do Estado voltada à saúde da mulher, ganhou neste ano um reforço cultural especial. A Secretaria estadual da Cultura do Paraná (SEEC) participa da mobilização com o projeto Viver em Cena, que, em parceria com o Sesc-PR, promove a exibição gratuita do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, da cineasta Rosane Svartman.

As sessões acontecem ao longo do mês de outubro em 60 cidades paranaenses, sempre com entrada franca. A proposta é somar arte e reflexão à campanha de prevenção e autocuidado, oferecendo à população um espaço de diálogo sobre saúde da mulher.

O longa narra a trajetória de uma professora e influenciadora digital que, ao descobrir o câncer de mama, enfrenta os desafios da doença ao mesmo tempo em que busca ressignificar sua vida pessoal e profissional. Após algumas exibições, haverá também bate-papos abertos ao público, incentivando o compartilhamento de experiências e a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce.

"O Paraná Rosa nasceu com a missão de cuidar da saúde da mulher, incentivando a prevenção e o diagnóstico precoce. Neste ano, uma das ações é o cinema Viver em Cena, unimos saúde e cultura para levar essa mensagem de forma ainda mais sensível e acolhedora", diz Luciana Saito Massa, primeira-dama do Estado do Paraná. "O filme nos convida a refletir sobre o autocuidado e a importância de estarmos atentos aos sinais do nosso corpo. É um momento de diálogo, de afeto e de fortalecimento da nossa rede de apoio às mulheres paranaenses”.

Continua após a publicidade

“A arte tem um papel fundamental na sensibilização das pessoas. O Viver em Cena leva cultura para dezenas de municípios e, com este filme, contribui diretamente para ampliar a conscientização sobre a saúde da mulher. É um convite para que todas e todos reflitam sobre cuidado, prevenção e afeto”, afirma a secretária da Cultura, Luciana Casagrande Pereira.

O diálogo sobre prevenção é um passo importante para o cuidado das mulheres, segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. "A reflexão que a arte nos traz, aliada a ações efetivas e gratuitas pelo SUS, colaboram com o diagnóstico precoce e o tratamento adequado”, enfatiza.

O Paraná Rosa é uma iniciativa do Governo do Estado, lançada em 2019 pela primeira-dama Luciana Saito Massa, com foco no diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo do útero. Em 2025, a campanha acontece de setembro a dezembro, reunindo diferentes órgãos do governo em ações integradas que fortalecem o cuidado, a prevenção e o acesso a serviços essenciais de saúde da mulher.

Serviço:

Exibição do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”

Entrada gratuita

Período: 1º a 31 de outubro de 2025

Cidades participantes: 60 municípios do Paraná

Confira a programação completa com datas e municípios