Esportes Esporte
Paraná encerra participação nos Jogos da Juventude no 3º lugar geral com 79 medalhas
A delegação paranaense conquistou 79 medalhas no total, sendo 22 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze, resultado que garantiu o terceiro lugar no q...
26/09/2025 14h25
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Paraná encerrou sua participação nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília, com um desempenho de destaque. A delegação paranaense conquistou 79 medalhas no total, sendo 22 de ouro, 27 de prata e 30 de bronze, resultado que garantiu o terceiro lugar no quadro geral de medalhas da competição nacional organizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB).

O evento, realizado entre os dias 9 e 25 de setembro, reuniu atletas de todas as 27 unidades da Federação em Brasília e é considerado a maior competição escolar de base do País. O Paraná participou com 225 integrantes entre atletas e treinadores, classificados a partir da fase final dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), categoria de 15 a 17 anos, realizada em julho, em Foz do Iguaçu.

O encerramento da campanha paranaense foi marcado pela conquista de dois ouros no voleibol, confirmando a força da modalidade no Estado. O time feminino superou São Paulo e o masculino venceu Minas Gerais, fechando em grande estilo a participação paranaense nos Jogos.

José Augusto, treinador da equipe masculina, destacou a preparação da seleção. “Montamos um grupo com os melhores atletas do Estado. Sabíamos das dificuldades e da qualidade das outras equipes, mas conseguimos impor nosso jogo. Foi um caminho difícil, mas conquistamos nosso objetivo, que era o ouro. Agradeço a todos os atletas, às famílias e ao apoio que tivemos. Sem isso, não seria possível”, afirmou.

Continua após a publicidade

Na mesma linha, Claudemiro Vieira dos Santos, treinador da equipe feminina, ressaltou a resiliência e a força do grupo. “Esse título é fruto do trabalho de todas as atletas, dos técnicos do Estado e da dedicação em dias intensos de preparação. Para quem sonha em estar aqui um dia, a mensagem é clara: trabalhe, treine e acredite, porque a oportunidade chega”, disse.

A coordenadora dos Jogos Escolares do Paraná, Márcia Tomadon, ressaltou a relevância do resultado obtido pela delegação paranaense. “É uma conquista muito significativa para o esporte escolar do Paraná, levando em consideração que são 27 estados disputando, muitos deles de grande tradição como Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo. Isso mostra que o Paraná é referência no esporte escolar do Brasil. É fruto do talento dos nossos atletas, do trabalho dos técnicos e professores, e do investimento do Governo do Estado”, afirmou.

O diretor de Esportes da SEES, Cristiano Barros D’El Rei, complementa que este resultado reforça os investimentos no esporte feitos pelo Paraná em diversas frentes. "Temos as competições para as categorias de base, o Proesporte, o Geração Olímpica e Paralímpica, o programa Esporte que Queremos e a consolidação do Plano Decenal do Esporte (2026-2035), em fase de encaminhamento para virar lei na Assembleia Legislativa. Tudo isso faz parte de uma política pública sólida que vem transformando o esporte paranaense”, explicou.

Os resultados completos por modalidade estão disponíveis no site oficial do evento: jogosdajuventude.org.br.

Confira o quadro de medalhas:

Foto: Reprodução/Secom Paraná