O Centro Juvenil de Artes Plásticas (CJAP) oferece semanalmente a oportunidade de turmas escolares realizarem uma experiência artística em Artes Visuais na instituição. A experiência artística vai além do aprendizado tradicional, permitindo aos estudantes desenvolverem seus próprios processos artísticos. As oficinas experimentais estão abertas a turmas de até 30 estudantes entre 8 e 17 anos e devem ser previamente agendadas com a equipe do CJAP.
Com duração de até duas horas e meia, durante a experiência os participantes terão a oportunidade de conhecer a história do CJAP, explorar a obra de artistas paranaenses (como Rogério Dias, Adriano Catanzaro, Denize Roman e Domício Pedroso, entre outros) e desenvolverem uma atividade prática orientada, inspirada nas produções apresentadas. Essa abordagem estimula habilidades manuais, senso estético, criatividade e sensibilidade artística.
Com a possibilidade de serem realizadas nos turnos matutino e vespertino, além do regulamento da idade, os alunos participantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino públicas (municipal e estadual), privadas ou outras modalidades educacionais.
A abertura do CJAP às escolas de Curitiba e Região Metropolitana é uma ponte necessária para o fortalecimento da arte-educação, afirma Adriana Dalazen Cichocki, coordenadora educativa. “As oficinas são estruturadas para promover a participação ativa dos alunos. A junção de teoria e prática estimula a troca de ideias entre educadores e participantes, favorecendo a construção coletiva do conhecimento”, diz.
Até o momento, os resultados das oficinas se mostram positivos tanto para educadores como para os alunos. Bruno César, professor de uma das turmas que participou da ação, destaca que por estarem num outro espaço também, que é destinado à produção de arte, estudo de arte, pra eles é um grande aprendizado. “Aqui eles têm uma preocupação especial em finalizar as coisas, o espaço conduz a isso. A arte, ela ensina um pouco de empatia também, a lidar com as próprias frustrações, das coisas que dão errado, a paciência que elas levarão pra vida”, destaca.
Para Olívia Cristina, estudante de 12 anos que visitou pela primeira vez o CJAP para participar da oficina, a experiência foi transformadora. “Agora que conheci o CJAP fiquei com vontade de me dedicar mais à arte. Sempre gostei de desenhar e em uma escola assim posso aprender coisas que nunca tinha ouvido falar”, diz.
Serviço:
Atendimento às escolas - CJAP
Para estudantes de 8 a 17 anos
Agendar oficina pelo emaileducativocjap@gmail.com