Turismo Turismo
Restaurante paranaense fica entre os melhores do mundo em ranking da TripAdvisor
O restaurante Le Mir, de Foz do Iguaçu, foi eleito no ranking dos melhores restaurantes do mundo, da plataforma de viagens TripAdvisor, ocupando a...
24/09/2025 11h45
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A gastronomia paranaense foi mais uma vez reconhecida pela sua qualidade e avaliação positiva dos turistas. O restaurante Le Mir, em Foz do Iguaçu, foi eleito no ranking dos melhores restaurantes do mundo, da plataforma de viagens TripAdvisor, posicionando o setor estadual ao lado de qualificados empreendimentos no Reino Unido, França, Itália, Espanha e muitos outros.

O restaurante da Terra das Cataratas, tradicional e especializado na comida árabe, apareceu duas vezes no prêmio da plataforma. O Le Mir ficou na 19ª colocação na categoria “Melhores Restaurantes Casuais” e em 5º lugar em “Vegano e Vegetariano”.

O Tripadvisor Travellers’ Choice é concedido anualmente a destinos, hotéis, restaurantes e atrações que mais se destacam pela satisfação do público. O selo é resultado das avaliações de milhões de visitantes ao longo do último ano e reforça a relevância internacional do Turismo do Paraná.

"O turismo no Paraná se destaca pela sua vasta oferta de empreendimentos e locais com qualidade acima da média, diferenciais importantes quando um agente de viagem for vender Foz do Iguaçu ao turista, por exemplo. O prêmio da TripAdvisor só reforça a qualidade e credibilidade que o Estado tem no segmento gastronômico”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná, órgão de promoção turística do Governo do Estado.

Continua após a publicidade

Além do ranking mundial, o Le Mir também foi eleito, recentemente, em 5° lugar entre os “30 melhores restaurantes do Paraná”, durante o Prêmio Bom Gourmet . A categoria – em uma das maiores premiações do setor – foi criada pelo Viaje Paraná, como forma de reconhecer e prestigiar o turismo gastronômico do Estado.

"É muito importante para o restaurante estar entre os melhores do mundo pela TripAdvisor, porque é um reconhecimento que vai atrair clientes e promover o Paraná como destino. Foz do Iguaçu é uma cidade que vive de turismo, então esse ranking vai divulgar ainda mais a nossa marca, os nossos sabores e a gastronomia do município”, disse Alia Rahal, proprietária do Le Mir.

TRAVALLER’S CHOICE– Além das categorias em nível mundial, em que o Le Mir se destacou, há também uma categoria que elege os melhores “Restaurantes Finos” da América do Sul e do Brasil. Nestas, o Paraná apareceu com o restaurante Bona Trattoria, também de Foz do Iguaçu, em 13º lugar continental e 10º lugar nacional; e com o curitibano Marcondes Cozinha Autoral, em 13º lugar nacional.

A premiação da TripAdvisor é conhecida, também, por elencar os melhores atrativos turísticos do mundo, com base nas avaliações em tempo real de seus usuários. Neste ano, 73 paranaenses foram reconhecidos pela premiação, sendo três deles elencados como “Os Melhores dos Melhores”.

As Cataratas do Iguaçu – uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo, em Foz do Iguaçu – ficou em 1º lugar como o principal atrativo do Brasil e da América do Sul em 2025, junto do Jardim Botânico de Curitiba (4º lugar nacional e 5º lugar continental) e da Usina Hidrelétrica de Itaipu (9º lugar nacional). O Paraná foi o único estado brasileiro a constar na lista das 25 principais atrações do mundo, também com as Cataratas do Iguaçu.

PARANÁ EM DESTAQUE– E 2025 tem sido um ano especial para a gastronomia paranaense em termos de reconhecimento e premiações. Além do Bom Gourmet, neste ano o Paraná já apareceu em dois rankings da Revista Exame , de “Melhores Restaurantes” e “Melhores Bares” do Brasil, somando 15 indicações nas publicações – uma delas, inclusive, no top 3, com o restaurante curitibano Manu, da chef Manu Buffara.