Cultura Piauí
SER_TAUM chega a Campo Maior com itinerância 2025 por meio da PNAB
Campo Maior será palco, no domingo (27), da abertura da Itinerância 2025 do SER_TAUM, projeto que valoriza e difunde a cultura nordestina a partir ...
24/09/2025 10h41
Por: Redação Fonte: Secom Piauí

Campo Maior será palco, no domingo (27), da abertura da Itinerância 2025 do SER_TAUM, projeto que valoriza e difunde a cultura nordestina a partir das memórias afetivas do sertão. O lançamento ocorre na Academia Campomaiorense de Ciências, Artes e Letras (ACALE), localizada na Praça Bona Primo, nº 350, Centro, a partir das 17h. A noite será aberta ao público com o show de Forró Zabumbado, comandado pela cantora Tauana Queiroz.

Criado pelo piauiense Pedro Vidal, o SER_TAUM nasce inspirado nas paisagens e nos afetos do sertão, compreendido aqui não como estereótipo, mas como um espaço de profundidade, pertencimento e orgulho. O nome do projeto reflete tanto a identidade geográfica quanto a sonoridade do falar sertanejo o “SER_TAUM” – ressaltando a força do sentir nordestino.

Foto: Reprodução/Secom Piauí

Mais do que um projeto artístico, o SER_TAUM propõe um movimento de ressignificação: o Piauí, “terra filha do Sol do Equador”, que ilumina e colore, deve ser o protagonista da sua própria narrativa cultural. Nesse caminho, a itinerância tem ampliado sua atuação, abraçando artistas da terra que trabalham com a valorização da identidade piauiense.

Continua após a publicidade

Em Campo Maior, a experiência da itinerância 2025 também reafirma seu compromisso com a inclusão: a visita guiada contará com interpretação em Libras, possibilitando que mais pessoas vivenciem a arte e a cultura de maneira plena.

A exposição reúne nomes que traduzem, em diferentes linguagens, a diversidade da criação artística nordestina:

A itinerância 2025 SER_TAUM conta com o patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura, por meio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura.

Foto: Reprodução/Secom Piauí