Turismo Turismo
Viaje Paraná capacita agentes de turismo sobre potenciais do Estado em Minas Gerais
A ação aconteceu nesta terça-feira (23), durante o Panrotas Next, em Uberlândia (MG). Trata-se de um evento itinerante, que neste ano já passou po...
23/09/2025 17h15
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O órgão de promoção turística do Governo do Estado, o Viaje Paraná, apresentou a um novo grupo de 147 agentes de viagens e profissionais do turismo brasileiro os atrativos, destinos e potenciais paranaenses no setor. A ação aconteceu nesta terça-feira (23), durante o Panrotas Next, em Uberlândia, Minas Gerais.

Os profissionais impactados são, em sua maioria, da capital e do interior de Minas Gerais, com presença também de agentes de outras regiões do Brasil. Durante o encontro, foram apresentados os destinos mais populares, junto de opções menos procuradas, como os Campos Gerais, Prudentópolis e o Litoral.

“Já impactamos 20.812 profissionais, agentes e empresários, proporcionando um maior contato com o nosso turismo de alguma forma, seja por meio de palestras, grandes encontros, visitas guiadas ou experiências presenciais. Isso impacta a promoção e as vendas de pacotes turísticos com destino aos nossos atrativos”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná.

Panrotas Next trata-se de um evento itinerante, organizado pela editora Panrotas, que atua há 51 anos na promoção e divulgação do mercado turístico. Neste ano, além de Uberlândia, o evento já passou por outras cinco localidades: Londrina (Norte do Paraná), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Cuiabá (MS) e Santos (SP), todos com apresentações do Viaje Paraná.

Continua após a publicidade

“O Paraná nos acompanhou neste roteiro, porque é um destino que tem se dedicado com promoção turística, seja ao convidar as operadoras para realizarem suas convenções no Estado ou, ainda, viajar o País para impactar diferentes públicos. O Brasil deve receber cerca de 7 milhões de turistas estrangeiros em 2026 e, certamente, muitos deles terão como destino o Paraná”, disse Zé Alcorta, CEO da Panrotas.

VOCÊ CONHECE O PARANÁ?– Durante a apresentação, técnicos transmitem aos participantes informações sobre o Paraná, mostrando belezas naturais e culturais, destinos para turismo de aventura, turismo rural e outros segmentos, conforme a demanda e características do público impactado. Essa é uma forma de inserir os destinos do Estado no mercado.

“É importante o Paraná estar aqui apresentando atrativos, regiões e destinos para além de Curitiba e Foz do Iguaçu, porque é um estado que tem muito a explorar e divulgar em termos de turismo. É importante essa abordagem educacional mesmo, sobretudo, em Minas Gerais, porque os agentes daqui ainda não conhecem todo esse potencial”, explicou Paloma Francischini, da empresa Trade Turismo, de Uberlândia.

Mylena Rodrigues de Araujo, da empresa ON Viagens e Turismo, também de Uberlândia, foi outra a aprovar a ação. “Ter uma apresentação dedicada ao Paraná é relevante, porque, na minha visão, não é um destino que o público e os profissionais mineiros têm tanto contato. Isso mostra que o turismo no Brasil não é apenas o mesmo de sempre, tem muito a ser abordado”, ressaltou.

"No Paraná já conheço Foz do Iguaçu e Curitiba, especialmente em eventos da hotelaria que participei. Eu acho que é um estado que todos deviam conhecer, pelo menos um pouquinho", disse Alessandro Binatti, hoteleiro de Porto Seguro (BA). Para lazer, enquanto turista, ele também afirma ser um viajante sobre rodas e admirador da Estrada da Graciosa.

BALANÇO – As apresentações em eventos ao redor do Brasil integram a estratégia do Viaje Paraná de promoção do turismo estadual. Também fazem parte dessa ação os RoadShows, famtours e as grandes convenções. Ao todo, o Estado tem a marca de mais de 20,8 mil empresários e profissionais do turismo impactados pelo órgão de promoção, desde janeiro de 2024.