Mais de 700 pessoas lotaram o Teatro Municipal Sefrin Filho, em Cascavel, na noite de sábado (20), para prestigiar o espetáculo “GAG – Uma livre adaptação de Heinrich Von Kleist sobre o Teatro de Marionetes”, da G2 Cia. de Dança do Teatro Guaíra. A obra, que integra elementos da dança e do teatro, marcou o encerramento do 35º Festival de Dança de Cascavel, realizado entre 11 e 20 de setembro, com uma programação ampla e gratuita.
Com direção de Gabriel Villela e direção adjunta de Ivan Andrade, “GAG” tem encantado plateias desde sua estreia em 2023, no Teatro Guaíra, em Curitiba. Inspirada nas gags — performances humorísticas do universo circense —, a peça utiliza a metáfora das marionetes para refletir sobre a condição existencial humana.
Andrade celebrou a apresentação com casa cheia. “Foi emocionante, o espetáculo foi lindo e o público, caloroso. Ver o ritmo com que o público vai entrando no universo e na poesia do espetáculo, isso já é emocionante em si. E ser um encerramento de um festival também é importante”, afirmou.
“Estamos muito felizes de encerrar o 35º Festival de Dança de Cascavel com chave de ouro, com casa lotada. Temos o compromisso de continuar trabalhando ainda mais pela cultura de Cascavel, dando a essa população a possibilidade de ter contato com grandes nomes da música, da dança e do teatro”, disse Beth Leal, secretária municipal de Cultura.
Entre os espectadores estava Diego Gomes, de 39 anos, que se surpreendeu com o espetáculo. "Eu nunca tinha visto nada nesse segmento, então achei interessante, tanto a parte técnica quanto a artística. Todos estão de parabéns pelo trabalho", afirmou o servidor público.
Diego conferiu a apresentação ao lado da esposa e da sogra, a pedagoga Marisa Ues, de 60 anos. "Foi uma experiência maravilhosa, uma viagem. Muito legal, me encantei com os marionetes", disse.
FORMAÇÃO DE PLATEIA– Na tarde de sábado (20), antes da apresentação aberta ao público, a G2 Cia. de Dança fez um ensaio aberto direcionado aos participantes do projeto Plateia Pensante – A Escola de Espectadores do Paraná.
O programa, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura, tem caráter cultural e educativo, buscando formar públicos e estimular diferentes faixas etárias a se aproximarem da arte. Após o ensaio, houve um bate-papo entre elenco e público, no qual os artistas tiraram dúvidas e compartilharam curiosidades sobre a montagem.
Para muitos, foi o primeiro contato com o teatro, como no caso de Adelirdes dos Santos, de 56 anos. "Não tenho nem palavras, foi muito maravilhoso, bonito mesmo, eu gostei muito. Espero vir muitas mais vezes", disse.
Segundo a mediadora cultural Ilza Carla, o objetivo do projeto é justamente ampliar o acesso. "Muitas pessoas não se imaginam assistindo a uma peça como essa, não têm o hábito de acompanhar a programação cultural, e é algo que a gente está tentando modificar, proporcionando esse encontro".
GUAÍRA PARA TODOS– Cascavel foi a primeira parada da turnê que a companhia G2 realiza neste semestre pelo Paraná, dentro do projeto Guaíra Para Todos, que busca democratizar o acesso à cultura no estado. A próxima apresentação será em Apucarana, em 1º de outubro, no Cine Teatro Fênix. No dia 7, “GAG” chega a Londrina, no Cine Teatro Universitário Ouro Verde, como parte da programação do Festival de Dança da cidade.
"O Guaíra para Todos é uma política pública de descentralização dos nossos corpos artísticos. É de extrema importância sair de Curitiba e levar a arte para outros municípios, fomentando a formação de novas plateias", ressaltou Áldice Lopes, diretor artístico do Centro Cultural Teatro Guaíra.
25 ANO DE G2 – Com maturidade técnica e sensibilidade artística, a G2 Cia. de Dança, a única companhia sênior em atividade na América Latina, completou 25 anos de atividade. Criada em 1999, a estreia da G2 aconteceu em julho de 2000, com os espetáculos "Instável Sonata", de Adriana Grechi, e "Pare, pense, faça alguma coisa!", de Tuca Pinheiro.
Inspirado em um grupo que existiu dentro da companhia pública holandesa formada por bailarinos master, o NDT 3 da Nederlands Dans Theater (NDT), o G2 surgiu com o propósito de explorar novos rumos e estéticas na linguagem da dança contemporânea, com liberdade criativa e valorização da maturidade artística dos bailarinos.
Ao longo desses anos, o G2 vem se consolidando como um espaço de experimentação e inovação na cena cultural da dança. Atualmente, o elenco da companhia é composto por nove bailarinos: Clionise de Barros, Júlio Mota, Rogério Halila, Leandro Nascimento, Cinthia Andrade, Grazianni Canalli, Neury Gaio, Daisy Wor e Ricardo Garanhani.