Na próxima segunda-feira (22), a Secretaria de Estado da Saúde inicia os atendimentos da Carreta Saúde da Mulher em Cerro Azul, Região Metropolitana de Curitiba. Até o dia 27 deste mês, as mulheres do município e de Adrianópolis e Doutor Ulysses poderão fazer exames de mamografia, ultrassonografia de mama, ultrassonografia transvaginal, ultrassonografia de tireoide e papanicolau e consulta médica.
O atendimento será na Praça Monsenhor Celso, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados, das 8h às 17h, mediante agendamento prévio realizado pelos municípios. A prioridade da Carreta é levar o atendimento para regiões de maior vulnerabilidade social, beneficiando mulheres das áreas rurais, comunidades tradicionais e localidades afastadas dos centros urbanos.
Cerro Azul será a segunda parada da Carreta, que passou primeiramente por São José dos Pinhais e atendeu também as mulheres das cidades de Almirante Tamandaré, Piraquara e Fazenda Rio Grande. A iniciativa do Governo do Estado, via Sesa, foi viabilizada por uma parceria com a Volkswagen do Brasil, pelo programa Paraná Competitivo e prevê investimento de R$ 10,8 milhões para a operação da carreta.
“A primeira semana de atividade da Carreta Saúde da Mulher em São José dos Pinhais foi um sucesso. Vamos seguir agora com essa ação para Cerro Azul e região e por mais 11 cidades do Paraná. É o compromisso do governo Ratinho Junior de levar o atendimento até as pessoas. Essa descentralização é essencial para que a população tenha o acesso mais rápido aos serviços de saúde e perto das suas casas”, destacou o secretário de Saúde, Beto Preto.
A unidade médica móvel irá circular por todo o estado até dezembro, prestando exames médicos gratuitos a 18 mil mulheres. Ao todo, a Carreta passará por 13 cidades paranaenses, atendendo 48 municípios.
PARANÁ ROSA– A ação faz parte da 7ª edição do Paraná Rosa, que terá outras ações de conscientização, prevenção, autocuidado e acesso a serviços essenciais de saúde da mulher, principalmente em relação ao câncer de mama e ao câncer no colo do útero.
Como parte das atividades, será promovida a Corrida da Vigilância em Saúde, em Curitiba, em prol da luta contra o câncer de mama. O objetivo é mobilizar a sociedade, dar visibilidade e incentivar a prática de atividade física entre servidores e a comunidade.
Também haverá a exibição, durante o mês de outubro, do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, que mostra a rotina de uma professora e influenciadora digital ao descobrir o câncer de mama. Ele será exibido em 41 cidades, em parceria com o Sesc-PR e a Secretaria de Estado da Cultura, e terá também um bate-papo para incentivar o cuidado preventivo do câncer entre as mulheres.
Ainda com foco na prevenção, o Governo do Estado vai distribuir 150 mil Cartilhas Paraná Rosa nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. Os materiais contam com informações sobre prevenção, autocuidado e direitos da mulher.
O Governo do Estado também promoverá o Paraná Rosa em Ação, uma parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, para a promoção da saúde e cidadania nos municípios de Quedas do Iguaçu, no Centro do Estado, e de Irati, no Centro-Sul.
Serão oferecidos mais de 60 serviços para a população, como emissão da carteira de identidade, negociação de débitos com a Sanepar e a Copel, vagas de empregos e estágios, além de exames e vacinas para as mulheres. As agendas também vão incluir os serviços do programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.
Em Irati, as atividades acontecem nos dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 17h, no pavilhão João Wasilewski do Parque Aquático de Irati. E em Quedas do Iguaçu, será nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Cultura, na Avenida Tarumã, 1880.