Acesso à cultura e incentivo à leitura são prioridades do programa Mania de Ler, coordenado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A iniciativa leva livros e atividades culturais a comunidades com pouco acesso a espaços de leitura.
O programa atua por meio da Biblioteca Volante, que dispõe de um acervo de mais de mil livros, incluindo títulos da literatura regional e nacional. O material é distribuído em duas unidades móveis, especialmente voltadas para o público infantil, com o objetivo de despertar o hábito da leitura entre as crianças e seus acompanhantes.
Além disso, o programa conta com o MovCEU, veículo adaptado com recursos tecnológicos, como óculos de realidade virtual, estúdio de podcast, filmadora, projetor e palco, levando experiências culturais diversificadas a populações que muitas vezes não têm acesso a bibliotecas ou centros culturais, aproximando-as do universo da leitura, da tecnologia e da arte.
A iniciativa integra o Programa Mania de Ler, fruto da parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, reforçando o compromisso de garantir direitos culturais e fortalecer a cidadania.
Para a gerente administrativa do projeto, Oiana Couto, ações como essa reforçam o compromisso do Governo do Amazonas em democratizar o acesso à cultura.
“As atividades do Mania de Ler em áreas afastadas do centro urbano são de grande importância, pois promovem cidadania e inclusão social, ampliando o acesso à informação, aos direitos e deveres. Além disso, oferecem alternativas de lazer e aprendizado que afastam crianças e adolescentes de contextos de risco, ajudando também na formação de valores como respeito, empatia e solidariedade”, destacou.
Com esse intuito, nesta sexta-feira (19/09), o programa realizou uma ação de incentivo à leitura na Escola Irmãs Nossa Senhora do Carmo, localizada no bairro Zumbi dos Palmares, zona leste de Manaus, com a presença da Biblioteca Volante.
A escola atende, atualmente, cerca de 75 alunos, entre crianças de 3 a 5 anos da educação infantil e jovens de 8 a 13 anos do projeto de reforço escolar. A iniciativa proporcionará aos estudantes aprendizado, conhecimento e a oportunidade de vivenciar o ambiente de uma biblioteca, estimulando o contato com diferentes obras literárias desde cedo.
Próxima programação
A próxima ação do Mania de Ler será realizada neste sábado (20/09), na Comunidade Agrícola Unificada Nova Jerusalém, no município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus). A programação contará com a Biblioteca Volante e o MovCeu.