Nesta sexta-feira (19), às 10h, o Governo do Estado do Piauí, por meio das secretaria da Cultura (Secult) e do Planejamento (Seplan) e do Orçamento Participativo (OPA), inaugura o Polo Artesanal ‘Dona Mariola’, localizado no bairro Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina.
O equipamento cultural foi construído a partir da demanda da própria comunidade, escolhida pela população no processo democrático do OPA, e teve um investimento de R$ 410 mil, com recursos de operações de crédito.
O Polo Artesanal é um espaço pensado para fortalecer o saber fazer manual e valorizar o trabalho de artesãos locais e regionais, funcionando como um centro de preservação da cultura, de estímulo à criatividade e de desenvolvimento socioeconômico. O local conta com recepção, administração, hall, cozinha, sala de oficina, espaço de exposição, depósito, banheiros e palco, além de estrutura moderna para acolher oficinas, feiras e eventos culturais.
Para o secretário de Estado da Cultura, Rodrigo Amorim, o novo espaço é um marco para a região. “O Polo Artesanal Santa Maria é mais do que uma obra física. É um símbolo de valorização da cultura popular, de apoio aos artesãos e de incentivo ao desenvolvimento sustentável. Ele representa a força da participação popular por meio do OPA e o compromisso do Governo do Estado em transformar a vida das pessoas com ações concretas.”
O novo equipamento se soma a outros já entregues pelo OPA, reafirmando o compromisso do Governo em promover inclusão social, geração de renda e fortalecimento de espaços culturais do Piauí.