Turismo Turismo
Com Famtours, 94 agentes de viagens de todo o País já fizeram imersão pelo turismo do Paraná
Também conhecido como viagem de familiarização, o Famtour é um roteiro organizado para que profissionais do setor conheçam atrativos, produtos e s...
17/09/2025 17h36
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

O Estado já recebeu 94 agentes de viagens do trade brasileiro, por meio de Famtours organizados pela operadora FRT e com apoio do Viaje Paraná, órgão de promoção turística estadual. Ao longo do mês, dois grupos de visitantes, oriundos de seis estados brasileiros, já conheceram as belezas de Foz do Iguaçu (Oeste) e Curitiba. A ação, chamada de Famtour Portas Abertas, é uma forma de mostrar presencialmente aos profissionais os serviços qualificados e atrativos relevantes, impactando o mercado e as vendas de pacotes no Paraná.

A programação, que acontece ao longo de todo o mês de setembro e começo de outubro, terminou a segunda – e mais recente – visita presencial nesta terça-feira (16). Durante a imersão no destino, além de conhecerem in loco atrativos estaduais, os agentes de viagens também passam por uma capacitação do Viaje Paraná sobre os potenciais do setor.

As visitas aconteceram com perfis diversificados de agentes, que vieram diretamente dos estados de Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Alagoas, Bahia e Pernambuco. Um Famtour pode ser definido como viagem de familiarização, um roteiro organizado para que profissionais do setor conheçam atrativos, produtos e serviços de um ou mais destinos.

Essa é uma forma eficiente dos agentes de viagens, por exemplo, venderem pacotes aos locais visitados para mais clientes. O objetivo é passar autoridade e familiaridade com os atrativos, repassando conhecimentos, apresentando novidades e outros fatores que impactam o mercado.

Continua após a publicidade

"Proporcionar essa imersão permite apresentar de perto o que o Estado tem a oferecer, qualificando os agentes para vendas futuras. O turista é bem criterioso na hora de escolher um destino, buscando por qualidade, variedade, segurança e afins”, disse Irapuan Cortes, diretor-presidente do Viaje Paraná. “O que estamos fazendo é, justamente, dar propriedade para esses profissionais comercializarem o Paraná, porque, agora com a ação, eles visitaram e sabem da qualidade. Nenhum agente de viagem vende para seu cliente algo desconhecido, que não sabe do potencial”.

O saldo de capacitados e impactados presencialmente pelo turismo do Paraná é composto por 40 agentes de Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Palmas (TO), que visitaram Foz do Iguaçu entre os dias 2 e 6 de setembro; e a mais recente ação, que ocorreu em Curitiba e na Terra das Cataratas, entre 10 e 16 de setembro, com 50 profissionais oriundos de Salvador (BA), Maceió (AL) e Recife (PE).

AÇÃO CONTÍNUA– Até o próximo mês, mais de 100 agentes de viagens de todo o país devem visitar o Estado por meio do Famtour Portas Abertas. Ações estão previstas com agentes de viagens de Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP), Florianópolis (SC), Manaus (AM), Belém (PA) e Rio Branco (AC).

“Essas ações com a FRT, operadora que é paranaense, são relevantes ao Estado como um todo. Quando os profissionais nos visitam, conseguimos posicioná-los de maneira mais efetiva no mercado estadual, porque eles acabam conhecendo de perto atrativos como Campos Gerais, Curitiba, Litoral e Foz do Iguaçu, por exemplo. Foz, inclusive, tem recebido cada vez mais investimento e atrativos”, afirma Marcelo Martini, diretor de Operações e Segmentação Turística do Viaje Paraná.

Os Famtours integram a estratégia do Viaje Paraná de promoção do turismo estadual. Também fazem parte dessa ação do órgão de promoção do turismo paranaense grandes convenções e capacitações em eventos ao redor do Brasil. Ao todo, o Estado tem a marca de mais de 20,2 mil empresários e profissionais do turismo capacitados a respeito de destinos e produtos turísticos pelo Viaje Paraná, desde janeiro de 2024.