A Missão Paraná II, iniciativa do Governo do Estado que busca aproximar a Segurança Pública da população, realiza nesta semana uma série de exposições com a participação de todas as forças de segurança em cinco municípios do Norte do Paraná: Cambé, Londrina, Cornélio Procópio, Jacarezinho e Ibiporã. A programação começou nesta segunda-feira (15), em Cambé.
"As exposições são uma oportunidade de aproximar a população do trabalho de todas as nossas forças de segurança e mostrar, na prática, como atuamos no dia a dia para proteger a sociedade", afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Leôncio Teixeira.
Durante os eventos, o público poderá conhecer de perto a atuação integrada da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Científica, com a apresentação de equipamentos, veículos, tecnologias e recursos utilizados no dia a dia das corporações. Também serão oferecidas atividades educativas e interativas, além de orientações à população. A iniciativa reforça a valorização do trabalho dos profissionais de segurança e fortalece o vínculo entre Estado e comunidade.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) participa com o registro de Boletins de Ocorrência, exposição de armamentos e equipamentos táticos, informações e orientações sobre o trabalho da força, além de mostra sobre perícia papiloscópica.
O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMP) levará viaturas, equipamentos de proteção individual e outros materiais utilizados em ocorrências. Os visitantes também poderão conferir os uniformes e capacetes dos profissionais.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) estará presente por meio de diferentes unidades ao longo da semana. O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) apresentam materiais de suas áreas de atuação, como animais empalhados, materiais gráficos e equipamentos de fiscalização.
Já o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), o Batalhão de Polícia Rondas Ostensivas de Natureza Especial (BPRONE) e a Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Cirocam) expõem armamentos, viaturas e materiais operacionais. A exposição contará ainda com as novas viaturas RAM 3500, o espaço do Museu da Polícia Militar, com viaturas históricas, e apresentações da Banda da corporação.
A Polícia Científica do Paraná (PCIPR) apresenta o Museu Móvel, exposição itinerante com materiais utilizados em perícias criminais, como réplica de crânio em 3D, maletas de perícia, material balístico e uma coleção de insetos da fauna cadavérica. O espaço também simula cenas de crime, exibe portas de automóveis atingidas por disparos de arma de fogo e traz informações sobre crimes ambientais.
Já a Polícia Penal do Paraná (PPPR) expõe armas letais e não letais, coletes balísticos, algemas, drones de alta tecnologia e viaturas. Também serão apresentados os dispositivos de monitoração eletrônica, como as tornozeleiras utilizadas no sistema penal.
PROGRAMAÇÃO– As exposições da Missão Paraná II acontecem em diferentes locais de cada município. Em Cambé, o evento será nesta segunda-feira (15), no Parque Esportivo Castelo Branco, das 14h30 às 18h30. Em Londrina, a estrutura será montada na terça-feira (16), ao lado da Prefeitura, no mesmo horário. Em Cornélio Procópio, a ação ocorre na quarta-feira (17), na Praça Brasil, também das 14h30 às 18h30. Já em Jacarezinho, a população poderá visitar a exposição na quinta-feira (18), na Praça Rui Barbosa, das 14h30 às 18h30. Por fim, em Ibiporã, o evento será realizado na sexta-feira (19), na Praça Pio XII, no Centro, das 16h às 20h.
MISSÃO PARANÁ II–As exposições são gratuitas e integram a programação da Missão Paraná II, que terá início na segunda-feira (15). Nesta etapa, a iniciativa terá como sede os municípios de Londrina, Cornélio Procópio e Jacarezinho, com reuniões estratégicas e encontros com associações municipais, Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), prefeitos, vereadores, deputados e representantes da sociedade civil. Ao todo, a ação abrangerá cerca de 66 municípios da região Norte e atenderá diretamente uma população superior a 1,5 milhão de pessoas.