Cultura Cultura
Primavera dos Museus: espaços do Governo têm oficinas e visitas guiadas a partir do dia 22
São atividades como visitas guiadas, oficinas, rodas de conversa com artistas convidados, exposições e outras ações especiais. Coordenado pelo Ibr...
15/09/2025 15h56
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Museus administrados pela Secretaria de Estado da Cultura do Paraná participam com uma ampla programação da 19ª edição da Primavera dos Museus, realizada de 22 a 28 de setembro. Coordenado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o evento anual reúne instituições culturais de diferentes regiões do Brasil em uma programação integrada, com o objetivo de valorizar estes espaços e ampliar o diálogo com a sociedade.

O Museu Oscar Niemeyer, o Museu Paranaense e o Museu de Arte Contemporânea do Paraná oferecem ao público atividades como visitas guiadas, oficinas, rodas de conversa com artistas convidados, exposições e outras ações especiais ao longo da semana.

Neste ano, o tema escolhido é “Museus e Mudanças Climáticas”, destacando a relevância dessas instituições diante de um dos maiores desafios da atualidade. Nesse cenário, os museus assumem papel fundamental: além de preservar memórias, podem interpretar o presente e fomentar reflexões sobre o futuro, atuando como espaços de educação, debate e criação coletiva.

Confira a programação completa:

Continua após a publicidade

Museu Paranaense (MUPA)

Palestra "Cadernos de artista: arquivo, rearranjo e crítica cultural", com Simone Rossi

Em parceria com o projeto "ATLAS: Fotografia, Território e Paisagem", o MUPA promove a palestra “Cadernos de Artista: Arquivo, Rearranjo e Crítica Cultural”, com o pesquisador italiano Simone Rossi. A partir dos cadernos do artista brasileiro Hudinilson Jr. (1957–2013), Rossi aborda os “scrapbooks” tanto como arquivos íntimos quanto como ferramentas críticas na arte contemporânea.

26/09 (sexta-feira), às 19h. Não é necessário inscrição prévia. Atividade gratuita.

Primavera no Jardim do Museu Paranaense – “Risco Aberto” com Bruno Romã

Durante a “Primavera dos Museus”, o MUPA abre o espaço do seu jardim para receber a primeira edição de “Risco Aberto”, projeto do artista Bruno Romã que convida pessoas a explorarem seus traços como linguagem e expressão através do desenho experimental e intuitivo. O encontro é destinado a todas as pessoas interessadas em desenhar, mas, sobretudo, em experimentar processos, compartilhar vivências e se desprender de resultados. De caráter horizontal, sem condução ou orientação formal, cada participante é livre para trazer seus próprios materiais ou utilizar aqueles disponibilizados pelo museu.

27/09 (sábado), das 10h às 12h. Não é necessário inscrição prévia. Atividade gratuita.

Jardim do MUPA em diálogo: tramas vivas sobre memória e contemplação

A mediação pretende apresentar o jardim do Museu Paranaense como um espaço de patrimônio vivo, articulando sua memória material e imaterial. Os participantes serão convidados a observar e refletir sobre a flora, polinizadores e esculturas do jardim, percebendo como a história, a natureza e a intervenção humana se relacionam. Esse diálogo tem como proposta despertar a contemplação, sensibilidade e a percepção do jardim como um lugar de encontros, narrativas e significados integrados à memória do museu.

28/09 (domingo), das 11h às 12h30. Não é necessário inscrição prévia. Atividade gratuita.

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Visita mediada MON sem Paredes

A visita mediada "MON sem Paredes" pretende guiar os participantes pelo jardim do Museu, conversando sobre as obras ao ar livre e criando relações entre arte e natureza.

24/09 (quarta-feira), das 15h às 16h. Não é necessário inscrição prévia. Atividade gratuita.

Oficina de gravura em CD

Tendo como inspiração os traços do artista Poty Lazzarotto, a oficina explora a técnica da gravura neste suporte alternativo, o CD.

25/09 (quinta-feira), das 14h às 16h. Inscrições AQUI .

Visita guiada Arquitetura e Acervo MON

Nas visitas guiadas, o público tem a oportunidade de conhecer mais sobre a arquitetura do prédio, a história do MON e a coleção de obras do maior museu de arte da América Latina. A visita, que acontece toda sexta-feira, começa na área externa e termina em uma das exposições permanentes do MON.

26/09 (sexta-feira), das 15h às 16h. Inscrições AQUI .

Ateliê aberto de giz

Nos ateliês de criação o espaço de oficinas fica repleto de propostas e ideias para o público explorar ao máximo a criatividade.

28/09 (domingo), das 11h às 15h30. Inscrições AQUI .

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC Paraná)

(Todas as atividades acontecem na sede do MAC no MON).

“Entre sambaquis e caiçaras: oficina artística sobre território, memória e mudanças climáticas no litoral paranaense” – Com Thales Bispo

A oficina artística de Thales Bispo propõe uma vivência artística que une história, ecologia e pintura. Partindo do estudo dos sambaquis e da cultura caiçara, o intuito é refletir sobre território, identidade e urgências socioambientais do litoral paranaense. A oficina é dividida em dois momentos: uma roda de conversa com imagens e obras do artista, e uma experimentação prática com frottage sobre tecido, utilizando conchas e elementos costeiros como matrizes.

23/09 (terça-feira), das 14h às 16h. Atividade gratuita. Inscrições AQUI .

Quarta Pública | Jogo ABACORES – Exposição Pinturas Cometidas, de Ronald Simon

A equipe da ação educativa da Mostra Ronald Simon – Pinturas Cometidas estará na sala 9 do MAC no MON para, por meio do jogo ABACORES, promover a ativação sensível e múltipla sobre cores e formas, conexões e composições, texturas e luzes, áreas e espaços. O jogo pode ser coletivo ou individual e, simbolicamente, entrega aos visitantes partes das obras do artista.

24/09 (quarta-feira), das 10h às 12h e das 14h às 16h. Não é necessário inscrição prévia. Atividade gratuita.

“Entre ruínas: arte diante da crise climática” – Com Paloma Bianchi e Mateus Scota

A crise climática já é realidade que transforma ecossistemas, modos de vida e formas de imaginar o mundo. Nesta ação da Primavera dos Museus, a atividade propõe dois movimentos. O primeiro é refletir sobre a era geológica marcada pela interferência humana, debatendo os diferentes termos em disputa para nomeá-la. O segundo é pensar o papel da arte: se de um lado reflete narrativas que já não respondem à urgência atual, de outro possui a potência de propor críticas e imaginar modos de relação capazes de contrapor-se a tais narrativas. Ambos se unem num convite à mobilização da sensibilidade e da imaginação diante dos desafios do tempo.

26/09 (sexta-feira), das 14h às 16h. Atividade gratuita. Inscrições AQUI .

ENDEREÇOS:

Museu Oscar Niemeyer (MON)

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3350-4468 / 3350-4448

Museu Paranaense (MUPA)

Rua Kellers, 289 – São Francisco, Curitiba

(41) 3304-3300

Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR)

Funcionando temporariamente no Museu Oscar Niemeyer, salas 8 e 9

Rua Mal. Hermes, 999 – Centro Cívico, Curitiba

(41) 3323-5328 / 3222-5172

Museu da Imagem e do Som (MIS-PR)

Rua Barão do Rio Branco, 395 – Centro, Curitiba

(41) 3232-9113

Museu Casa Alfredo Andersen (MCAA)

Rua Mateus Leme, 336 – São Francisco, Curitiba

(41) 3222-8262

Sede Adalice Araújo

Rua Ébano Pereira, 240 – Centro, Curitiba