Nos três dias da feira Paraná em Ação em Medianeira, no Oeste do Estado, 120 pessoas foram encaminhadas para vagas de emprego e 38 emitiram carteiras de trabalho. Ao todo, 1,6 mil aproveitaram os serviços oferecidos nos dias 11, 12 e 13 pelo programa itinerário da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania (Seju), que realizou 6.563 atendimentos em diferentes áreas, ou uma média de quatro serviços por cidadão.
“Esse é um programa de sucesso em todo o Paraná, que toda semana está em uma cidade diferente. Trata-se de um mutirão de serviços para as pessoas e atende de forma gratuita”, disse o secretário Estado de Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge, que esteve no evento.
“Temos atendimento da Sanepar, da Copel, do Cadastro Único do Governo Federal, para que a pessoa possa se cadastrar nos benefícios sociais. Há também as vagas de emprego, dentre inúmeros serviços, para que estejamos cada vez mais próximos da população, e estamos aqui, conhecendo as necessidades e fazendo essa prestação de serviços”, acrescentou.
A emissão de documentos foi o serviço com maior procura: foram feitas 808 Carteiras de Identidade Nacional (CIN). As demandas na área de Assistência Social somaram 601 atendimentos, entre eles a emissão de 48 Carteiras da Pessoa Idosa, 20 carteirinhas do autista e 151 emissões de certidões.
O Departamento de Trânsito (Detran) registrou 550 atendimentos, entre serviços e ações educativas de trânsito. A área da saúde contabilizou 393, como aferição de pressão arterial, exames de glicemia, prevenção contra a dengue e orientações nutricionais, enquanto o Departamento de Polícia Penal do Paraná (Deppen) fez 189 atendimentos.
A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) recebeu 180 pessoas e fez 150 cadastros de habitação, 12 entregas de escrituras e 18 orientações. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná contabilizou 138 atendimentos, enquanto a Copel fez 92 registros e o Procon, 75 atendimentos. A Sanepar contribuiu com 34 serviços e o Centro do Migrante da Seju somou 29 atendimentos.
Foi a segunda vez que o município recebeu o Paraná em Ação. O evento também contou com exposições educativas e de conscientização que mobilizaram um público de 1.485 pessoas que acompanharam as atividades da Seju Socioeducação. Além disso, 1.125 visitaram a mostra da Polícia Civil e 224 participaram das ações do Deppen.