Saúde Saúde
Paraná Rosa 2025 terá corrida, carreta, cartilha e ações integradas pela saúde da mulher
A ação inicia em setembro e se estende até dezembro. A campanha contará com um conjunto de ações integradas para ampliar o cuidado e a conscientiz...
15/09/2025 14h40
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

Saúde, esporte, cultura e conscientização caminham juntas na prevenção e cuidado com as mulheres paranaenses. O governador Carlos Massa Ratinho Junior, a primeira-dama Luciana Saito Massa e o secretário da Saúde, Beto Preto, lançaram nesta segunda-feira (15) a sétima edição do Paraná Rosa, campanha do Governo do Estado voltada para a saúde da mulher.

Neste ano, a ação inicia em setembro e se estende até o mês de dezembro, com diversas iniciativas que reforçam a prevenção, o autocuidado e o acesso a serviços essenciais de saúde da mulher. A campanha contará com um conjunto de ações integradas para ampliar o cuidado e a conscientização do público feminino, principalmente em relação à prevenção ao câncer de mama e ao câncer no colo do útero.

“Minha mãe teve câncer de mama, então eu sei o quanto uma mulher sofre por causa dessa doença, porque é um tratamento muito sofrido, que mexe com a autoestima e a sensibilidade da mulher”, contou o governador. “E o Paraná Rosa é um compromisso do Estado em levar a saúde cada vez mais perto das pessoas, especialmente das mulheres. A ideia é que a campanha seja permanente, oferecendo prevenção e acompanhamento ao longo de todo o ano, e não apenas em outubro”.

Idealizado em 2019 pela primeira-dama, um dos objetivos do Paraná Rosa é a detecção precoce do câncer de mama e do colo do útero, para evitar o avanço das doenças. “O Paraná Rosa nasceu do desejo profundo de cuidar de cada mulher paranaense como se fosse alguém da nossa própria família”, afirmou Luciana.

Continua após a publicidade

“Neste ano, ele ganha ainda mais força e alcance, com diversas ações integradas. Trabalhamos para promover a saúde integral da mulher, reforçando que prevenção e cuidado vão muito além do diagnóstico, mas são um compromisso diário com a vida e com cada mulher do Paraná”, ressaltou a primeira-dama.

O secretário estadual da Saúde explicou que a ideia é ter uma ação permanente de prevenção e em prol da saúde das mulheres. “O Paraná Rosa chega à sua sétima edição com maturidade. Vamos trabalhar para atender as regiões mais distantes, ofertando um serviço de diagnóstico mais próximo das pessoas”, disse Beto Preto. “Estamos nos mobilizando a favor da prevenção, com a ideia de que esse trabalho continue de forma permanente”.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN


CARRETA DA SAÚDE E CARTILHA– Uma das novidades desta edição é a
Carreta Saúde da Mulher, unidade móvel que vai percorrer o Estado oferecendo exames de mamografia, ultrassonografia (mama, transvaginal e tireoide) e citológico (Papanicolau) , com laudos rápidos e atendimento ampliado para regiões prioritárias. Além de ser a carreta mais completa do Brasil, ele é a primeira a oferecer quatro exames simultâneos, com laudos rápidos e garantia de continuidade nos atendimentos pelo SUS.

“Como o serviço de saúde às vezes fica distante para as famílias que moram na área rural e cidades menores, minha esposa, Luciana, veio com a ideia de um serviço que chegasse até essas mulheres, que muitas vezes não têm tempo ou como se locomover para fazer um exame”, ressaltou o governador.

A iniciativa é fruto de uma parceria com a Volkswagen do Brasil, por meio do programa Paraná Competitivo. A unidade móvel vai atender 48 municípios entre os dias 16 de setembro e 12 de dezembro, com a expectativa de realizar 248 exames por dia, atendendo mais de 18 mil mulheres. Os agendamentos serão feitos pelos próprios municípios.

Também com foco na prevenção, o Governo do Estado vai distribuir 150 mil Cartilhas Paraná Rosa nas 22 Regionais de Saúde do Paraná. Os materiais contam com informações sobre prevenção, autocuidado e direitos da mulher.

ESPORTE, CULTURA E CIDADANIA – Tendo em vista a saúde integral da mulher, neste ano, também será promovida a Corrida da Vigilância em Saúde. Ela acontece neste ano em Curitiba em prol da luta contra o câncer de mama. A ideia é mobilizar a sociedade, dar visibilidade e incentivar prática de atividade física entre servidores e a comunidade.

Também haverá a exibição, durante o mês de outubro, do filme “Câncer com Ascendente em Virgem”, de Rosane Svartman, que mostra a rotina de uma professora e influenciadora digital ao descobrir o câncer de mama. Ele será exibido em 41 cidades, em parceria com o Sesc-PR e a Secretaria da Cultura, e terá também um bate-papo para incentivar o cuidado preventivo do câncer entre as mulheres.

O Governo do Estado também vai promover o Paraná Rosa em ação, em parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania, promovendo saúde e cidadania nos municípios de Quedas do Iguaçu, no Centro do Estado, e de Irati, no Centro-Sul.

Serão oferecidos mais de 60 serviços para a população, como emissão da carteira de identidade, negociação de débitos com a Sanepar e a Copel, vagas de empregos e estágios, além de exames e vacinas para as mulheres. As agendas também vão incluir os serviços do programa Justiça no Bairro, do Tribunal de Justiça do Paraná.

Em Irati, as atividades acontecem nos dias 30 e 31 de outubro, das 9h às 17h, no pavilhão João Wasilewski do Parque Aquático de Irati. E em Quedas do Iguaçu, será nos dias 10 e 11 de novembro, no Centro de Cultura, na Avenida Tarumã, 1880.

Foto: Reprodução/Secom Paraná
Foto: Roberto Dziura Jr/AEN


PRESENÇAS– Participaram da solenidade o vice-governador Darci Piana; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Alexandre Curi; o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; os secretários estaduais da Justiça e Cidadania, Valdemar Bernardo Jorge; da Cultura, Luciana Casagrande Pereira; do Planejamento, Ulisses Maia; da Administração e Previdência, Luizão Goulart; do Trabalho, Qualificação e Renda, Do Carmo; do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni; o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schunig; os deputados federais Beto Richa e Ricardo Barros; as deputadas estaduais Cloara Pinheiro, Flávia Francischini, Maria Victoria e Mara Lima e o deputado Luís Corti; a prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, e prefeitos de várias regiões do Paraná; a desembargadora Lenice Bodstein; o diretor-geral da Secretaria de Saúde, César Neves; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde, Maria Goretti; e o diretor-executivo de Relações Institucionais e Governamentais da Volkswagen do Brasil, Luiz Ricardo de Medeiros Santiago.