Localizada em Coronel José Dias, no meio do semiárido piauiense, a Cerâmica Serra da Capivara é mais que uma fábrica de peças utilitárias e decorativas. Há 31 anos, o empreendimento transformou a herança cultural do Parque Nacional Serra da Capivara em produtos únicos que conquistaram espaço em grandes centros consumidores do Brasil. Hoje, empreendimentos como a loja Tok&Stok e o Museu de Arte de São Paulo (Masp) estão entre os principais clientes.
De acordo com o diretor da fábrica, Marcos Oliveira, a parceria com a Tok&Stok é sólida e garante um fluxo mensal de fornecimento. Já o Masp realiza aquisições a cada dois meses, de acordo com a demanda. Para ele, esses canais comerciais reforçam a visibilidade nacional da cerâmica e ampliam a valorização da cultura piauiense.
“É muito gratificante trabalhar com cerâmica e saber que nosso produto é reconhecido em todo o Brasil. Não só produzimos cerâmica, mas agregamos valor a ela ao incorporar a arte rupestre da Serra da Capivara. Estamos ajudando a divulgar o parque e nossa cultura por meio das peças”, destaca Marcos Oliveira.
Produção artesanal e impacto social
A Cerâmica Serra da Capivara também carrega a memória de figuras essenciais para sua história, como a administradora Girleide Oliveira e a arqueóloga Niède Guidon, que contribuíram para consolidar a identidade cultural do empreendimento. Mesmo após essas perdas, a equipe segue unida no propósito de fortalecer a presença da cerâmica no mercado nacional.
Mais do que peças de decoração ou utensílios, a produção simboliza um elo entre o passado e o presente, mostrando como o artesanato pode se transformar em vetor de desenvolvimento local, ao mesmo tempo em que preserva e divulga a riqueza cultural do Piauí para o Brasil.