Segurança Segurança Pública
PCPR cumpre 17 mandados contra suspeitos por crimes contra crianças e adolescentes
Entre os crimes investigados estão o estímulo à automutilação, a produção, compartilhamento e armazenamento de pornografia infantojuvenil, o alici...
12/09/2025 09h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas na manhã desta sexta-feira (12) para cumprir 17 mandados judiciais contra indivíduos investigados por praticar crimes contra crianças e adolescentes na internet. A ação acontece em Curitiba, Colombo, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Jacarezinho e Bandeirantes, no Paraná, e em Frutal e Uberlândia, em Minas Gerais.

Os policiais civis têm a missão de cumprir 11 ordens de busca e apreensão, uma prisão temporária e cinco prisões preventivas. Em Minas Gerais, a ação acontece com o apoio da Polícia Civil local.

Entre os crimes investigados estão o estímulo à automutilação, a produção, compartilhamento e armazenamento de pornografia infantojuvenil, o aliciamento de crianças, o estupro de vulnerável por meio virtual e extorsão.

Esta é a terceira edição da operação. As duas primeiras aconteceram em março e outubro do ano passado e resultaram na prisão de seis pessoas envolvidas em crimes contra menores de idade na internet.

Continua após a publicidade

“O objetivo da operação em todas as suas edições é a repressão qualificada e a prevenção a estes crimes praticados na internet. Os alvos desta sexta-feira não têm relação entre si, mas figuram em inquéritos policiais que estão sendo conduzidos pela PCPR”, afirma o delegado Thiago Soares.

Em alguns dos casos investigados, as vítimas foram coagidas a produzir e compartilhar mais conteúdos pornográficos para não serem expostas publicamente na internet. Em outros, a PCPR identificou que os suspeitos estimulavam menores de idade a praticarem a automutilação.

“Os criminosos podem pensar que estão escondidos e impunes no ambiente virtual, mas isso não é verdade. A polícia dispõe de meios para investigar, identificar e rastrear autores de crimes na internet”, destaca.