Nova Cantu PCH Cantu 1
Nova Cantu está entre os municípios beneficiados com uma nova PCH
O anúncio foi feito pelo governo estadual em uma reunião com empresários do setor, onde os empreendimentos foram detalhados
11/09/2025 12h32
Por: Redação Fonte: AEN
Imagem PCH Cantu 2

O Paraná, já líder nacional na produção de energia limpa, consolidará ainda mais sua posição com um novo pacote de investimentos de R$ 1,1 bilhão para a construção de 11 Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs). Os projetos, que devem ser concluídos nos próximos dois anos, irão abranger 15 municípios, incluindo Nova Cantu e Altamira do Paraná.

O anúncio foi feito pelo governo estadual em uma reunião com empresários do setor, onde os empreendimentos foram detalhados. O governador destacou que o valor total dos investimentos pode chegar a R$ 1,5 bilhão com a inclusão de Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs).

“É uma grande oportunidade para o Paraná. É um investimento que dá exemplo para o mundo, fruto de uma desburocratização que mantém o olhar na sustentabilidade”, afirmou.

As novas PCHs representam um impulso para o desenvolvimento sustentável do interior do estado. “Tudo é gerado quando há vontade. E é com vontade que seguimos em frente no Paraná, com uma indústria verde, uma legislação séria, que nos permite ter a capacidade de gerar energia limpa, justa, barata e ética”, salientou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca.

Continua após a publicidade

Municípios e Empreendimentos Previstos

As usinas serão construídas nos seguintes municípios: Nova Cantu, Altamira do Paraná, Laranjeiras do Sul, Itaguajé, Colorado, Paranacity, Toledo, Cerro Azul, Clevelândia, Honório Serpa, Moreira Sales, Tuneiras do Oeste, Goioerê, Boa Vista da Aparecida e Cruzeiro do Iguaçu.

Os empreendimentos aprovados são: