Cerca de mil pessoas prestigiaram, na manhã desta quarta-feira (10), a apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) na Paróquia Santa Teresinha de Lisieux, em Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba.
O concerto faz parte do projeto Guaíra para Todos, iniciativa do Centro Cultural Teatro Guaíra que tem por objetivo democratizar o acesso à arte produzida pelos corpos artísticos, levando espetáculos para diferentes espaços públicos da capital e também para outras cidades do Estado. Nesta quinta-feira (11), a Orquestra Sinfônica do Paraná voltará a se apresentar no mesmo local, às 20h, com entrada gratuita.
A maior parte do público era formada por estudantes de escolas públicas da cidade, que tiveram a oportunidade de acompanhar de perto a orquestra em uma manhã dedicada à música e à formação de plateia.
O repertório foi eclético e pensado para encantar todas as idades, unindo obras de Mozart a trilhas conhecidas como "Harry Potter" e "Star Wars". A didática do maestro convidado Alexandre Brasolim, que explicou a função de cada família de instrumentos, também conquistou a atenção do público formado por estudantes e professores da Escola Municipal Santa Terezinha, da Escola Ângelo Falavinha Dalprá, do Colégio Adventista, além de idosos que participam das atividades do Centro de Convivência Lírio do Vale.
“Fiquei encantada de poder vivenciar esse momento cultural tão lindo. Trouxemos crianças de cinco a dez anos, e a maioria nunca tinha visto uma orquestra. Eles ficaram muito empolgados com a forma como o maestro explicou sobre o funcionamento da orquestra. Foi fantástico, as crianças estavam bem atentas. Deu para perceber o quanto gostaram”, afirmou Andreia Menosse, coordenadora da Escola Santa Terezinha.
Para o público mais experiente, a manhã também foi especial. Cirlene Guibor de Assis, aposentada, contou que não queria perder a oportunidade de ver a orquestra se apresentar em Colombo. “Eu já assisti aos concertos da Orquestra no Teatro Guaíra. Achei maravilhosa essa apresentação, não poderia perder de forma alguma”, disse.
Cirlene levou o namorado, Dalton Simann, que assistiu pela primeira vez a um concerto da OSP. “Gostei de tudo, principalmente da explicação do maestro para as crianças. Essa interação é fundamental para despertar o interesse delas. E quando tocaram músicas temáticas de filmes, me senti um protagonista de um filme antigo”, comentou.
A secretária municipal de Cultura e Igualdade Racial de Colombo, Marinei Vidolin, destacou a importância da iniciativa: “Estamos muito gratos com esta apresentação que tanto nos inspira. Ter acesso a este corpo artístico do Teatro Guaíra é fundamental para a formação de plateia e para levar a música sinfônica até a nossa cidade.”
FORMAÇÃO – Como ressaltou o diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra, Cleverson Cavalheiro, que esteve na apresentação, levar a orquestra a diferentes cidades faz parte da missão do Centro Cultural Teatro Guaíra.
“Estamos trabalhando na formação de plateia, para que os jovens estejam cada vez mais ligados à cultura e que tenham um futuro de excelência. Quem sabe, futuramente, alguns desses estudantes que hoje assistem à Orquestra Sinfônica do Paraná possam se tornar artistas e que esse público possa participar também das atividades lá no Teatro Guaíra. Isso é uma troca e a cultura sempre tem que estar presente na vida da sociedade”, finalizou.
Serviço:
Orquestra Sinfônica do Paraná em Colombo
Local: Paróquia Santa Teresinha de Lisieux – Av. Marginal Direita, 958, Santa Terezinha, Colombo - PR
Data: 11/09 (quinta-feira), às 20h
Entrada gratuita