Saúde Saúde
Projeto inédito fortalece o manejo clínico e valoriza a Atenção Primária no Paraná
Destinado a médicos, enfermeiros e demais profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), a iniciativa será implementada prioritar...
10/09/2025 14h45
Por: Redação Fonte: Secom Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em parceria com o Hospital Albert Einstein, iniciou nesta quarta-feira (10) em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, o curso de aperfeiçoamento no Manejo Clínico na Atenção Primária à Saúde (APS). O curso tem como objetivo central formar multiplicadores capacitados no manejo clínico de condições crônicas prevalentes, como hipertensão e diabetes, e no cuidado integral às gestantes por meio do pré-natal, condições de alta prevalência e relevância no sistema de saúde pública.

Destinado a médicos, enfermeiros e demais profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), a iniciativa será implementada prioritariamente no território da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, incluindo os 12 municípios de abrangência. O projeto pretende alcançar aproximadamente 1.900 profissionais da região.

“Com esse projeto, os resultados concretos na qualificação do cuidado poderão ser expandidos para outras regiões do Estado. Isso significa ampliar o acesso, melhorar o cuidado e garantir um impacto positivo nos indicadores de saúde da região”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

O projeto integra o esforço contínuo do Governo do Estado para fortalecer a Atenção Primária por meio da qualificação de profissionais da saúde e da valorização das linhas de cuidado. Com o curso, espera-se melhorar os indicadores dessas áreas e contribuir diretamente para a prevenção, o controle de doenças crônicas e a redução de internações por causas sensíveis e óbitos maternos e infantis no Paraná.

Continua após a publicidade

Essa qualificação para manejo clínico na Atenção Primária é uma iniciativa demandada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e acompanhada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, do Ministério da Saúde.

Será executada pelo Hospital Israelita Albert Einstein, no âmbito do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), que reúne hospitais de referência no país para apoiar e qualificar o SUS por meio de projetos voltados à capacitação.

PARTICIPANTES – Participaram da abertura do curso Márcio Anderson Cardozo Paresque, coordenador de Projetos e Novos Serviços da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein; Elaine Cristina Vieira de Oliveira, coordenadora de Promoção da Saúde da Sesa; Fernanda Garcia Vieira, diretora da 3ª RS; Lilian Brandilise, secretária da Saúde de Ponta Grossa e representante do Conselho Regional das Secretarias Municipais; e Mário Rodrigues Montemor Netto, coordenador do Projeto Global Health Prevention e presidente da Associação Médica do Paraná – Seção Ponta Grossa.