Os Jogos da Juventude 2025 começaram nesta quarta-feira (10), em Brasília, reunindo atletas das 27 unidades da Federação até 25 de setembro. Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento chega à sua maior edição, consolidado como a principal competição nacional de base para jovens atletas. O Paraná participa com uma delegação de 214 pessoas, sendo 182 atletas e 32 treinadores.
As vagas para representar o Estado foram conquistadas por meio dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), categoria 15 a 17 anos, cuja fase final ocorreu em julho, em Foz do Iguaçu.
O diretor de Esportes da Secretaria de Estado do Esporte e chefe da delegação paranaense, Cristiano Barros D’El Rei, destacou a força do grupo. “O Paraná chega com expectativas muito boas, trazendo equipes fortes. Acreditamos que o Estado está representado pelo que temos de melhor em cada área”, afirmou.
Ao todo, mais de 7 mil pessoas estarão envolvidas nos Jogos, incluindo números recordes de 4,7 mil atletas, 837 treinadores, profissionais de apoio e 200 voluntários. Pela primeira vez, a participação feminina supera a masculina: são 2.369 meninas contra 2.231 meninos.
A competição está organizada em três blocos, de acordo com as modalidades:
Bloco 1 (10 a 13 de setembro) – Atletismo, Ciclismo, Esgrima, Ginástica Artística, Natação, Tênis de Mesa e Tiro com Arco.
Bloco 2 (15 a 19 de setembro) – Wrestling, Basquete, Futsal, Vôlei de Praia, Águas Abertas, Triathlon e Remo Virtual.
Bloco 3 (21 a 25 de setembro) – Badminton, Judô, Handebol, Voleibol, Ginástica Rítmica e Taekwondo.
Acompanhe os resultados em tempo real no site oficial dos Jogos da Juventude e assista às competições ao vivo no canal Time Brasil no YouTube .