A exposição “TUDO BEM BOMBOM”, em cartaz na Sala Adalice Araújo, no hall de entrada da Secretaria de Estado da Cultura, faz parte da programação do III Festival da Palavra , que acontecerá entre 10 e 14 de setembro em parceria com a Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
A mostra integra a Rua da Literatura, um percurso cultural que conecta espaços do Centro de Curitiba, passando por locais como a Academia Paranaense de Letras, o Belvedere, a Casa da Cultura da Polônia, a Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro, a Livraria Telaranha, a Biblioteca Pública do Paraná e o Bondinho da Literatura, na Rua XV.
Organizada pelo Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC/PR), a exposição conta com curadoria de Gabriele Gomes e apresenta obras de Eduardo Amato e Eleonora Gomes, produzidas durante residências artísticas no Japão.
Na quinta-feira (11), às 15h30, haverá uma conversa sobre arte e literatura com os artistas e a curadora, abordando o processo de criação da mostra e também o novo romance de Gabriele Gomes, “esta coisa que está viva”.
Horários de funcionamento para conferir a mostra na Sala Adalice Araújo: das 8h às 18h, até sexta (12); sábado (13) e domingo (14), das 10h às 18h. Fecha todos os dias no horário de almoço, das 12h às 13h30.
ARTISTAS– Eduardo Amato vive em Curitiba e trabalha com performance, instalação, desenho, fotografia, poesia, vídeo e escultura. Sua prática é experimental, adaptando-se aos espaços e materiais com os quais interage. É mestre em Artes pela Unespar (Universidade Estadual do Paraná), coordena a PF: Casa de Estudos (espaço cultural independente especializado em arte contemporânea) desde 2014 e participa de redes internacionais voltadas à arte-performance.
Eleonora Gomes também é de Curitiba e pesquisa modos de representar a experiência subjetiva e coletiva por meio da pintura, instalação, performance e objetos. É formada em Pintura pela Embap (Escola de Música e Belas Artes do Paraná), com pós-graduação em Poéticas Visuais. Participou de residências no Brasil, Japão, Colômbia e Portugal, e atuou por quase dez anos na PF: Casa de Estudos.
CURADORIA– Gabriele Gomes, a curadora, é artista e escritora. Trabalha com pintura, fotografia, vídeo, objetos, poesia e prosa. Estudou em Florença, na Itália, e na Embap. Seus trabalhos investigam temas ligados à natureza, à casa e ao cotidiano.
SOBRE O MAC PARANÁ– Fundado em 1970, o Museu de Arte Contemporânea do Paraná possui um acervo com mais de 2 mil obras de artistas paranaenses, brasileiros e estrangeiros. Além das exposições, a instituição mantém o Setor de Pesquisa e Documentação, um dos maiores arquivos especializados em arte moderna e contemporânea do Brasil, e um Setor Educativo, que promove visitas mediadas e oficinas gratuitas.
Serviço:
Exposição “TUDO BEM BOMBOM” no III Festival da Palavra
De 10 a 14 de setembro
Sede Adalice Araújo – Hall da Secretaria de Estado da Cultura (Rua Ébano Pereira, 240 – Curitiba)
Horários: até 12/09, das 8h às 18h; dias 13 e 14/09, das 10h às 18h (fecha das 12h às 13h30)