O fotógrafo Ricardo Ramires realiza, neste sábado (6), às 10h, na Galeria dos Diretores no Theatro 4 de Setembro, a abertura da exposição “Encantadores do Piauí”, que faz parte do projeto Escrita de Luz.
Na ocasião, também será realizada a mesa-redonda “Olhares que iluminam: A fotografia e a cidade revelada”, que contará com a participação do fotógrafo Ricardo Ramires, do historiador Waldilio Siso, do poeta e fotógrafo Caio Negreiros e da estudante de moda e fotógrafa Socorro Silva. A mediação ficará a cargo do fotógrafo Wagner Santos.
O projeto tem como objetivo organizar e estimular a pesquisa e a criação de exposições artísticas fotográficas a partir do registro de manifestações folclóricas e festas populares do Piauí. A iniciativa contribui para a valorização do patrimônio imaterial, material, natural e, sobretudo, artístico e cultural do estado, relacionando as expressões regionais ao meio ambiente e ao desenvolvimento do turismo sustentável.
Nesta edição, o município de Pedro II será o foco central da pesquisa. Reconhecida por seus sítios arqueológicos com painéis rupestres, centro histórico preservado e artesanato em fios de algodão, a cidade também se destaca pela produção de joias em opala. Além disso, é palco do tradicional Festival de Inverno, evento que reúne música, gastronomia, artesanato e ecoturismo.
O projeto prevê ainda a realização da 3ª Exposição Fotográfica “Encantadores do Piauí”, que apresentará os resultados das pesquisas de campo em comunidades locais. O trabalho reunirá registros fotográficos, documentando manifestações culturais que irão compor o acervo de memória artística e popular do Piauí. Durante a execução do projeto, também será oferecido um curso gratuito de fotografia conceitual no Museu Piauiense.
O Escrita de Luz é realizado pelo fotógrafo Ricardo Ramires e conta com patrocínio da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Piauí, com apoio do Governo Federal, por intermédio do Ministério da Cultura.