Pelo segundo ano consecutivo, o Balé Teatro Guaíra (BTG) integra a programação do prestigiado Sommerballet, festival de verão europeu realizado no histórico Teatro Bellevue, em Klampenborg, na Dinamarca, levando a dança brasileira para o público europeu. A companhia estreou seu novo trabalho, “Stol – Uma Questão de Confiança”, no dia 28 de agosto, seguido da coreografia de “Castelo”, ambos coreografados por Alessandro Sousa Pereira. A temporada do BTG na Dinamarca segue até 14 de setembro.
Localizado ao Norte de Copenhague, o Teatro Bellevue é muito mais do que um espaço cultural: trata-se de um marco da arquitetura moderna dinamarquesa e um ícone do design funcionalista do século 20.
Projetado em 1936 por Arne Jacobsen (1902-1971), ele faz parte de um amplo projeto urbanístico para a área da Praia de Bellevue, conhecido como “Cidade Branca de Arne Jacobsen”, que inclui residências, quiosques, clubes e torres de salva-vidas. Todas essas construções são integradas por uma estética que privilegia linhas puras, fachadas brancas e a relação direta entre arquitetura, lazer e natureza.
Com 742 lugares, o teatro foi idealizado como um espaço de verão, permitindo que o público vivencie a arte em diálogo com a paisagem costeira do Øresund. Arne Jacobsen cuidou de cada detalhe, desde o mobiliário às paredes listradas em azul e branco que remetem às torres da praia vizinha.
“A presença do Balé Teatro Guaíra na Dinamarca, em um espaço que é referência internacional em arquitetura e cultura, reforça o compromisso da companhia de dialogar com diferentes públicos e culturas, valorizando a dança brasileira em cenários de relevância histórica e artística”, disse Cleverson Cavalheiro, diretor-presidente do Centro Cultural Teatro Guaíra.
LANÇAMENTO SIMULTÂNEO– Em uma iniciativa inédita, “Stol – Uma Questão de Confiança”, teve lançamento simultâneo nos palcos do Brasil e da Dinamarca. Enquanto parte da companhia se apresenta na Europa, os demais bailarinos fizeram a pré-estreia de Stol no Brasil nos dias 30 e 31 de agosto, no Teatro Guaíra, em Curitiba. O espetáculo retorna aos palcos da capital paranaense, em estreia oficial, no ano que vem.
“É um projeto complexo, ambicioso, e temos o prazer de mostrar a arte realizada aqui no Centro Cultural Teatro Guaíra para o nosso público, do Paraná, e para o mundo. Não é algo trivial o que está acontecendo, e acredito que o Balé Guaíra tem feito um excelente trabalho como embaixador das artes produzidas no Paraná”, afirma Luiz Fernando Bongiovanni, diretor do BTG.
Atualmente radicado na Dinamarca, o coreógrafo Alessandro Sousa Pereira ressalta a satisfação de trabalhar novamente com a companhia. “O Balé Teatro Guaíra é como uma família, a confiança e o respeito entre as pessoas torna o ambiente maravilhoso”.